Novidades do PIX incluem transação off-line e envio internacional de dinheiro

O Banco Central (BC) acaba de anunciar novas operações para o PIX em 2022. Entre as novidades já divulgadas, estão as transações off-line, ou seja, sem necessidade de internet. O envio de valores de forma internacional, e ainda, o débito automático.

Não é de agora que o BC tem anunciado novidades para o PIX, o sistema que conta com transações instantâneos faz o maior sucesso no Brasil. O uso do TED e DOC, já ficou quase que esquecido depois que as pessoas tiveram acesso a uma transferência de maior rapidez e sem cobrança de taxas.

Segundo o próprio Banco Central, no dia 10 de dezembro foi batido o recorde de operações em um único dia. Na ocasião, foram 50,3 milhões de transferências e pagamentos instantâneos.

Embora tenha um lançamento recente, com pouco mais de 1 ano, já foram movimentados pelo menos R$ 550 bilhões no mês, e 1,18 bilhão em transações. O sistema é o terceiro mais usado dentro do país, e fica atrás apenas do cartão e dos boletos.

Novas operações do PIX

Para as transferências off-line, o Banco Central pretende que o sistema seja usado em locais que não tenham acesso a internet. Hoje, para que seja feita uma transação é necessário que o cliente esteja conectado a uma rede de internet, usando o aplicativo do seu banco de preferência.

Sobre as transferências para o exterior, a intenção é que os sistemas internacionais sejam ligados ao do Brasil. Aumentando as relações entre os clientes de dentro e fora do país. E ainda, facilitar as compras internacionais.

Estas duas novas operações ainda não constam na agenda do BC, por isso, não se sabe ao certo quando devem começar. 

Também sem data para começar, o débito automático dentro do PIX deve permitir que sejam agendados os pagamentos. Programando, por exemplo, as contas de água, luz, internet e aquelas que já são previstas pelo cliente.

A grande vantagem desse sistema é que no PIX será feito o débito em tempo mais rápido, caindo na conta da empresa recebedora, e facilitando a liberação de novos créditos.

E tem mais, com o início da última fase do Open Banking no dia 15 deste mês, esse sistema também deve contar com novidades a partir de 2022. A ideia deste é compartilhar dados dos clientes entre as instituições bancárias, aumentando a competitividade. Sobre isso, ainda não foram publicadas oficialmente as mudanças.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile