Nesta quinta-feira (16), a B3 divulgou a segunda prévia do Índice Bovespa B3, que vigorará de 3 de janeiro a 29 de abril. Em comparação à primeira prévia, divulgada no dia 1º de dezembro, se manteve a entrada de Positivo Tecnologia (POSI3) e a saída de Getnet (GETT11) do Ibovespa.
Por outro lado, foram promovidas algumas mudanças. A CSN Mineração (CMIN3) passou a integrar o grupo das ações do índice. Contudo, Porto Seguro (PSSA3), que estava presente na primeira versão, não se encontra nesta segunda prévia.
Além destas mudanças, esta prévia não contou com o papel preferencial dao Inter (BIDI4) — que integra o Ibovespa, atualmente.
Como resultado, o Ibovespa passará a ter 92 ativos de 88 companhias. Ainda em dezembro, a B3 divulgará mais uma prévia.
Metodologia para a manutenção da carteira do Ibovespa
A Bolsa de Valores brasileira (B3), a cada quatro meses, reavalia as ações que fazem parte da carteira do Ibovespa. O procedimento tem o objetivo de constatar se os ativos atendem aos critérios estabelecidos.
Como exemplo de demandas, estão: terem volume financeiro relevante — participação de, ao menos, 0,1% do volume negociado durante o período vigente de três carteiras anteriores — e serem ativos negociados regularmente.
As ações presentes na carteira também não podem ser ‘penny stocks’ — negociadas a preços menores que R$ 1,00.
Fechamento recente do Ibovespa
Nesta quinta, o principal índice da B3 fechou em elevação de 0,83%, aos 108.326 pontos. O desempenho recente foi o melhor desde o fechamento de 25 de outubro, quando encerrou aos 108.715 pontos.
A sessão aconteceu em meio a decisões de políticas monetárias de alguns dos grandes bancos centrais globais. No dia, a Vale teve o principal desempenho positivo para o índice. Já o Banco Inter teve um resultado oposto.
Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) manteve, na véspera, a taxa de juros próxima a zero. Em março, o BC norte-americano encerrará as compras de títulos.
Com isso, há abertura de espaço para a promoção de três aumentos de 0,25 ponto percentual no próximo ano. Por conta dessa decisão, os mercados de ações norte-americanos fecharam em alta na quarta-feira (15).