Atenção para 2022! Três tipos de investimentos que vão mudar sua vida financeira

Pontos-chave
  • No próximo ano, os brasileiros podem realizar investimento para melhorar sua condição financeira;
  • Esses são criptomoedas, bolsa de valores e CDBs;
  • Todos possuem uma boa liquidez para os investimentos.

O ano de 2022 está chegando e com ele sempre vem o desejo de mudar de vida. Por conta disso, separamos três tipos de investimentos que podem mudar sua relação com seu dinheiro. 

O primeiro passo antes de fazer investimentos é entender o seu perfil de investidor. As corretoras de valores aplicam um teste e sempre indicam se um investimento é adequado ou não para o seu perfil.

Há investimentos destinados para cada perfil, e as corretoras podem ajudá-los a encontrar aquele que atende às suas necessidades.

Para definir primeiro é preciso definir qual instrumento financeiro deseja negociar e logo depois fazer uma busca pelo corretor para seu perfil.

Três opções de investimentos para 2022

  • CDBs

Os clientes acabam emprestando o dinheiro para os bancos financiarem as suas atividades de crédito, em troca, os clientes recebem uma remuneração, ou seja, os juros, por um determinado período. 

Esses recursos são utilizados pelas instituições para conceder empréstimos para outras pessoas. Ficam de fora apenas os bancos que são obrigados a recolher como depósito compulsório junto ao Banco Central, um terço do que captam.

Como é o CDB?

São diversas formas de rentabilidade, saiba aqui quais são:

  • CDB prefixado: o investidor consegue calcular exatamente a remuneração em reais que obterá até o vencimento do papel, pois a taxa de juros é definida e informada desde o momento da aplicação. 
  • CDB pós-fixado: esse é o tipo mais comum de CDB disponível no mercado,o investidor sabe que indicador servirá de referência para a rentabilidade do papel desde o momento da aplicação, porém, não consegue realizar o cálculo do retorno. 
  • CDB atrelado à inflação: essa remuneração mescla as duas estruturas, ou seja, oferecerem como retorno uma parcela prefixada (5% ao ano, digamos) e outra pós fixada (variação da inflação, medida pelo IPCA ou pelo IGP-M).

Esses investimentos são acessíveis e parte de R$ 500 investidos pelos clientes.

  • Bolsa de Valores

Na Bolsa de Valores, os investidores vão encontrar ações, que representam a menor parcela do capital de uma empresa, as ações podem ser negociadas publicamente na bolsa de valores.

Assim, quando uma companhia aberta tem lucro, uma parcela dele é distribuída aos sócios na forma de dividendos, na proporção do número de ações que cada um possui.

Além disso, o ganho pode acontecer com a valorização dos preços, mas vale lembrar que o desempenho depende das perspectivas para o setor em que ela atua e para a economia em geral.

Negociação

Na bolsa, pode ser realizadas compras e vendas de ações, por meio de sistemas e processos padronizados.

No país, a única bolsa de valores é a B3, que surgiu da fusão entre as antigas Bovespa, BM&F e Cetip.

A B3 implanta e provê sistemas para a negociação de ações, derivativos de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, derivativos financeiros, moedas à vista e commodities agropecuárias.

Ela realiza o gerenciamento de riscos das operações, e por isso ela atua como contraparte nos negócios, com a intenção de assegurar aos investidores a oportunidade de se desfazerem das suas aplicações em ações quando precisarem ou quiserem. Dando liquidez ao mercado e estimulando o interesse das pessoas por adquirir as ações das empresas.

  • Criptomoedas

As criptomoedas são digitais, que não são emitidas pelo governo. As criptomoedas foram descritas pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu usar a criptografia para controlar a emissão e as transações realizadas com um novo tipo de dinheiro. 

Essas moedas permitem ao usuário enviar ou receber qualquer valor instantaneamente em qualquer lugar.

Hoje, os pagamentos realizados com moedas digitais são processados com taxas baixas ou até isentas. 

Como funciona a variação do preço?

O preço das moedas variam de acordo com a lei da oferta e demanda, nos momento em que as criptomoedas estão em ênfase elas são mais procuradas e consequentemente os preços sobem.

Quais as principais criptomoedas?

Existem várias criptomoedas, entre elas:

  • Bitcoin
  • Bitcoin Cash
  • Ethereum
  • Tether
  • Ripple
  • Litecoin

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!