O que é perfil de investidor? Saiba como descobrir o seu e começar a lucrar

Antes de começar a aplicar, uma etapa importante a ser realizada é conhecer o próprio perfil de investidor. Ao realizar esse processo, a pessoa poderá estabelecer a estratégia de investimentos, além de descobrir os produtos mais adequados. Entenda detalhes sobre o que é perfil de investidor.

O que é perfil de investidor? Saiba como descobrir o seu e começar a lucrar
O que é perfil de investidor? Saiba como descobrir o seu e começar a lucrar (Imagem: Montagem/FDR)

O que é perfil de investidor?

O perfil de investidor representa uma análise das características em relação a aplicações financeiras — principalmente ao risco presente. Por meio de algumas questões, o perfil de investidor apontará a carteira mais adequada para a pessoa.

Para alguma instituição financeira, o usuário responde o questionário, informando aspectos como idade, finalidade da aplicação, horizonte de aplicação e tolerância ao risco. Com esses dados, a instituição avaliará a tolerância ao risco e oferecerá produtos personalizados.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima) e a regulação CVM 539, qualquer agência financeira, bancária ou de investimento precisa fazer o teste de Avaliação de Perfil do Investidor.

Ao realizar este procedimento, a pessoa evitará comprometer os recursos em aplicações com riscos maiores do que o perfil especifica.

Quais são os tipos de perfil de investidor?

No mercado de capitais, geralmente, há três tipos de perfil de investidor:

  • Conservador: Este perfil tende a optar pela segurança nos investimentos. O conservador abre mão de buscar uma rentabilidade maior — pois te baixa tolerância ao risco e prioriza a segurança nas aplicações. Geralmente, esses usuários investem em ativos de renda fixa, como CDBs e Tesouro Direto.
  • Moderado: Este perfil está entre o conservador e agressivo, e se refere à pessoa que aceita um pouco mais de risco — com o objetivo de conseguir uma rentabilidade maior. Ele gosta de segurança, mas tolera riscos de longo prazo. Ele opta por investimentos conservadores, como renda fixa, mas está disposto a aplicar uma parte da carteira em renda fixa, como fundos imobiliários e ações.
  • Arrojado (ou agressivo): Já este perfil procura melhores retornos. Neste sentido, o arrojado abre mão de parte da segurança, aplicando um percentual maior em investimentos mais arriscados. Geralmente, esse usuário opta por ações, além de contratos futuros e opções.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.