Na última quarta-feira (15), o Governo do Pará deu início ao pagamento da segunda parcela do Auxílio Gás. O benefício é pago as famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo sancionado pelo governador Helder Barbalho no dia 23 de setembro e tendo o primeiro pagamento no mês de outubro.
O Auxílio Gás do Pará visa ajudar as famílias mais carentes do estado a comprar o botijão de gás de cozinha de 13 kg. A iniciativa foi adotada após as altas consecutivas do item durante o ano impossibilitando os mais pobres a comprar o gás de cozinha.
Segundo o governo estadual, a estimativa é que as duas cotas do Auxílio Gás de R$ 100 contemple cerca de 98 mil famílias.
A lista com o nome dos beneficiados pode ser consultada no Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) ou no site do no site do Banco do Estado do Pará (Banpará).
O pagamento do Auxílio Gás PA está sendo realizado pelo Banpará em forma de crédito. O calendário de pagamento do programa será dividido em três datas, conforme o mês de nascimento dos beneficiários. Veja abaixo:
- Depósito na quarta-feira (15/12) para os beneficiários nascidos entre janeiro e abril;
- Depósito na quinta-feira (16/12) para quem nasceu entre maio e agosto;
- Depósito na sexta-feira (17/12) para quem nasceu entre setembro e dezembro.
O Vale gás é pago as famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuam uma renda per capita igual a zero. O primeiro pagamento aconteceu em duas etapas.
Dessa maneira, no dia 30 de setembro receberam a primeira parcela os beneficiários nascidos entre janeiro e abril. No dia 1º de outubro foi a vez dos aniversariantes de maio a dezembro, além dos beneficiários retardatários.
Dessa fez, o Banpará dividiu os beneficiários em três datas, a fim de evitar aglomerações nesse fim de ano, já que a agência fica mais movimentada. A Seaster é a responsável pelo gerenciamento e fiscalização do programa.
Diante disso, realiza diariamente o cruzamento dos dados e o envio das contas dos beneficiados para o Banpará. De acordo com o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, a iniciativa têm como objetivo mitigar o peso dos resultados negativos da pandemia.