Supermercados europeus suspendem importação de frigoríficos brasileiros; quais ações podem ser impactadas?

Seis grupos varejistas europeus restringiram a importação de carne de alguns frigoríficos brasileiros. A decisão aconteceu após supostas novas descobertas que relacionam a produção de gado e o desmatamento na Amazônia, Pantanal e Cerrado. A informação foi levantada pela Bloomberg.

Entre os grupos varejistas da Europa que suspenderam a importação de carne bovina do Brasil, está o Carrefour, na Bélgica, e a Sainsbury’s, de Londres.

A Mighty Earth, uma organização sem fins lucrativos sediada em Washington, e pesquisadores do Repórter Brasil, um grupo de pesquisa independente, identificaram a carne brasileira relacionada ao desmatamento até as varejistas europeias em forma de charque, cortes nobres frescos e carne enlatada.

Supostas irregularidades de frigoríficos brasileiros

Segundo Nico Muzi, diretor da Mighty Earth para a Europa, a marca de charque Jack Link’s possui uma joint venture com a JBS — para a produção de salgadinhos de carne bovina para exportação para os Estados Unidos e Europa.

De acordo com ele, as instalações da JBS que produzem carne seca estão relacionadas ao desmatamento.

As supostas irregularidades estão ligadas a fornecedores indiretos de gado para a JBS SA, maior exportadora de carne bovina mundial; a Marfrig Global Foods SA, a segunda maior exportadora; e a Minerva SA, maior exportadora para a América do Sul — de acordo com o relatório.

Estes fornecedores indiretos são fazendeiros que criam gado para comercializar para outros produtores, que, após isso, vendem para os frigoríficos.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Pelo lado das empresas, os empacotadores de carne têm implantado algumas medidas. Em 2020, a JBS e Marfrig anunciaram novos sistemas e ferramentas de rastreamento — para buscar melhorar o cumprimento das normas.

Em nota, a JBS afirma que “não aprova nenhum tipo de desrespeito ao meio ambiente, às comunidades indígenas ou à legislação brasileira”. Segundo ela, no ato da compra, todas as propriedades do fornecedor direto já cumpriam com os protocolos de abastecimento responsável da companhia.

A Minerva alega que os fornecedores indiretos não fazem parte de sua lista de fornecedores. Ainda foi dito que as fazendas que vendem gado diretamente à companhia não estão vinculadas ao desmatamento.

Diante dessa notícia, a cotação das ações da JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) podem ser afetadas na Bolsa.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile