Cláudio Castro, governador do estado do Rio de Janeiro, anunciou a realização do concurso PMERJ no próximo ano. As oportunidades serão para o cargo de soldado e de nível médio; veja o que já se sabe sobre esse processo seletivo.
Durante formatura de 400 soldados, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que vai abrir um novo concurso para o mesmo cargo no próximo ano.
Vale lembrar que o último edital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro foi aberto em 2014. Por sinal, o que impede a realização de uma nova seleção é justamente a convocação de todos os excedentes dessa última seleção.
“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, afirmou o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo.
Quem fez o concurso PMERJ de 2014 deve ficar de olho, pois, no dia 23 de dezembro será realizada mais uma convocação de aprovados.
Concurso PMERJ
De acordo com Figueredo, a ideia é abrir 2 mil vagas para o cargo de soldado, os critérios utilizados na última seleção devem valer também nesse certame, veja abaixo:
- Ensino médio completo
- Idade de 18 a 30 anos
- Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
A remuneração deve ser de R$3.452,55. Além disso, é provável que o mesmo padrão de seleção seja adotado, ou seja, é possível que sejam realizadas 7 etapas de seleção, são elas:
- Exame intelectual – Prova objetiva e Redação
- Avaliação Psicológica
- Exame Antropométrico
- Teste de Aptidão Física
- Exame Toxicológico
- Exames Médicos
- Investigação Social e Documental
Preparação para o concurso PMERJ
Veja abaixo nossas dicas para se preparar para esse processo seletivo:
- Leia o edital anterior;
- Foque nos assuntos da última seleção;
- Melhore a sua qualidade de vida, diminuindo o consumo de álcool, por exemplo;
- Se prepare para o teste de aptidão física;
- Tenha todos os documentos prontos, se não possui CNH, ainda dá tempo de tirá-la.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.