Investimentos seguros e rentáveis para você iniciar 2022 ganhando mais

O início de ano é uma grande oportunidade para atualizar os planos. Com a chegada de 2022, a parte financeira também pode ser levada em consideração. Uma dessas opções para se organizar é por meio de investimentos. Conheça investimentos seguros e rentáveis para você iniciar 2022 ganhando mais.

publicidade
Investimentos seguros e rentáveis para você iniciar 2022 ganhando mais
Investimentos seguros e rentáveis para você iniciar 2022 ganhando mais (Imagem: Montagem/FDR)

Tradicionalmente, muitos brasileiros depositam o dinheiro na poupança. Apesar de ser uma aplicação segura, existem outras opções que podem oferecer melhores retornos — e também proporcionam segurança.

Investimentos seguros e rentáveis para você iniciar 2022 ganhando mais

Segundo o MoneyLab, os investimentos de renda fixa surgem como opções interessantes para o próximo ano. A recomendação é de mesclar os três grupos de papéis da renda fixa: os prefixados, os pós-fixados e os atrelados à inflação. A indicação leva em conta as projeções de especialistas para 2022.

publicidade

Como forma de controlar a inflação, a tendência é que o Banco Central siga aumentando a taxa Selic. Para 2022, o mercado financeiro estima que a Selic chegue a mais de 11% ao ano.

Diante desse movimento, especialistas acreditam que a inflação será controlada no próximo ano. Assim, a projeção é que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços a o Consumidor Amplo (IPCA), encerre 2022 em cerca de 5%.

Por conta disso, a carteira de dezembro da XP Investimentos diminuiu o percentual em investimentos atrelados à inflação. Por outro lado, houve aumento de aporte nos títulos pós-fixados — como o Tesouro Selic.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

De modo geral, quando alguém abre conta em alguma corretora, as opções de investimento são recomendadas de acordo com o próprio perfil de investidor. Contudo, as opções oferecidas mais comuns são:

  • Tesouro Selic: Modalidade do Tesouro Direto com rentabilidade atrelada à taxa Selic. De modo geral, a recomendação vale para aplicações de curto prazo, por conta da rentabilidade diária e liquidez.
  • Tesouro IPCA+: Modalidade do Tesouro Direto com rentabilidade composta pela inflação oficial, medida pelo IPCA. A indicação vale para aplicações de médio e longo prazo, pois o valor de revenda oscila diariamente. A rentabilidade é garantida somente no final do investimento, com risco de perda se houver resgate.
  • Tesouro Prefixado: Modalidade do Tesouro Direto com rentabilidade composta definida, numericamente, no momento do investimento. A recomendação vale para quem espera que a taxa disponibilizada é suficiente para cobrir a inflação do período.
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário): Título emitido por algum banco. Uma das opções mais comuns é o CDB atrelado ao CDI — alíquota calculada para empréstimos entre bancos, geralmente correlacionada com a taxa Selic.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.