Evite golpes! Febraban faz lista com dicas para compras seguras de Natal

O Natal do brasileiro este ano será mais limitado, assim como o dinheiro no bolso dos trabalhadores. Ainda assim, a esperança se mantém firme de que esta será a data na qual haverá maior movimento no comércio. 

Evite golpes! Febraban faz lista com dicas para compras seguras de Natal
Evite golpes! Febraban faz lista com dicas para compras seguras de Natal. (Imagem: FDR)

Mas é preciso ter cuidado, pois o Natal não é uma data aguardada somente pelos comerciantes. É nesta época que os fraudadores entram em cena em massa, praticando atividades criminosas que caminham em conjunto com o aumento das vendas.

E justamente para evitar que você seja mais uma vítima de golpes e assegurar que tenha um Natal tranquilo, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), elaborou uma lista composta por uma série de dicas que, se forem seguidas, têm a capacidade de reduzir e, até mesmo, inibir completamente as chances de cair em um golpe, seja em compras online ou em lojas físicas.

Na oportunidade, a Febraban disse em nota que, quadrilhas especializadas costumam se aproveitar da “agitação, distração e pressão dos consumidores em finalizar a lista de presentes para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando a tática da engenharia social, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais e para o roubo de dados pessoais”, alertou.

Compras de Natal: 5 dicas INCRÍVEIS para presentear sem gastar muito em 2021

Dicas para compras em lojas físicas

Dicas para compras online

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile