Qual o grande vilão do aumento no valor no IPVA de 2022? Descubra aqui!

Quem possui algum veículo automotor precisa, todos os anos, pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse tributo garante ao condutor circular com o veículo pelas estradas de todo o país. Com a chegada do novo ano, os brasileiros já devem se preparar para o pagamento do IPVA de 2022.

Qual o grande vilão do aumento no valor no IPVA de 2022? Descubra aqui!
Qual o grande vilão do aumento no valor no IPVA de 2022? Descubra aqui! (Imagem: montagem/FDR)

O IPVA 2022 deve ser mais alto que neste ano, devido ao aumento do valor venal dos veículos. De acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os automóveis zero-quilômetro subiram para 19,9%.

Uma das principais causas para o aumento foi a paralisação na produção de veículos por falta de componentes, ocasionada pela pandemia e a redução da mão de obra. Esses componentes também sofreram aumento no valor devido aos mesmos motivos.

As medidas de isolamento social demandaram a paralisação tanto de linhas de produção de veículos como de insumos para a produção. Diante disso, houve um aumento de custo de produção junto com uma redução da oferta.

Diante disso, alguns estados estão congelando as alíquotas do IPVA de 2022 para que os proprietários de veículos não entrem em inadimplência. Além disso, outras regiões estão usando a nota fiscal para conceder descontos.

O valor do IPVA de 2022 é calculado com base na tabela Fipe e a alíquota que incide sobre o tipo de veículo. A tabela Fipe tem como base os dados coletados entre fevereiro e julho do ano anterior a cobrança do tributo.

No último dado disponível da Fipe, o preço dos veículos usados subiu mais de 31,8% no acumulado dos últimos 12 meses. No mesmo período, os modelos novos tiveram alta de 19,3%.

Como calcular o IPVA de 2022?

Para calcular o tributo é necessário consultar a alíquota de seu estado, que varia de 1% a 6%, e aplicar ao valor na tabela Fipe. Além disso, o proprietário precisa buscar as regras de seu estado para entender descontos no pagamento à vista e no uso da nota fiscal.

É importante lembrar que automóveis entre 15 e 20 anos de idade podem estar isentos, também a depender do estado. Todas essas informações podem ser encontradas nos portais do Departamento de Trânsito de cada estado.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.