Ceará confirma congelamento das alíquotas cobradas no IPVA de 2022

O Governo do Ceará informou que as alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 não sofrerão reajuste. Mesmo assim, o IPVA de 2022 deve ficar mais caro que este ano, devido ao aumento no valor venal dos veículos.

Ceará confirma congelamento das alíquotas cobradas no IPVA de 2022
Ceará confirma congelamento das alíquotas cobradas no IPVA de 2022 (Imagem: montagem/FDR)

O IPVA de 2022 do Ceará começa a ser cobrado a partir de janeiro. Diante disso, o governo estadual anunciou que para o próximo ano as alíquotas do tributo serão congeladas. O intuito é ajudar a população a não entrar em dívidas no cenário de pandemia.

Porém, mesmo com o congelamento das alíquotas do IPVA 2022, o tributo deve ser mais caro que neste ano. Isso porque, o valor venal dos veículos subiu, segundo a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

É importante lembrar que o valor do IPVA de 2022 é calculado com base na tabela Fipe de acordo com os dados coletados entre fevereiro e julho do ano base e a alíquota que incide sobre o tipo de veículo.

A tabela Fipe mostrou que os automóveis zero-quilômetro subiram 19,9%. Uma das principais causas para o aumento foi a paralisação na produção de veículos por falta de componentes, ocasionada pela pandemia e a redução da mão de obra. Esses componentes também sofreram aumento no valor.

Os boletos do IPVA CE podem ser emitidos pelo portal da Secretaria da Fazenda do Estado ou por meio do aplicativo Meu IPVA. Acompanhe o passo a passo abaixo e veja como realizar a consulta do seu IPVA de 2022:

  • Acesse o portal oficial do Detran do Ceará;
  • Clique em “Serviços”;
  • Vá para “Veículos”;
  • Siga para “Emissão de IPVA”;
  • Preencha os dados pedidos (número da placa do veículo, o número do Renavam ou Chassi e repetir a sequência de segurança da página);
  • Clique em confirmar.

As datas de pagamento variam, conforme o final da placa do veículo. Porém, os proprietários podem antecipar o pagamento no mês de janeiro em parcela única e ter desconto de 5%.

Outra opção é fazer o pagamento parcelado em até cinco vezes, com valores que não podem ser inferiores a R$ 100. O valor pode ser quitado com cartão de crédito por meio do Internet Banking do Banco do Brasil ou Bradesco, ou por meio de débito através dos bancos:

  • Santander;
  • Banco do Nordeste;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Casas Lotéricas.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.