IPVA 2022 do Rio de Janeiro tem datas de pagamentos anunciadas; confira

Na manhã desta terça-feira, 30, a Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro (RJ) publicou o calendário de pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 no Diário Oficial do Estado. De acordo com o cronograma, os primeiros a efetuarem a contribuição no dia 21 de janeiro são os veículos cuja placa termina em 0.

publicidade
IPVA 2022 do Rio de Janeiro tem datas de pagamentos anunciadas; confira
IPVA 2022 do Rio de Janeiro tem datas de pagamentos anunciadas; confira. (Imagem: FDR)

Como de costume, os contribuintes poderão escolher entre pagar o IPVA em cota única ou parcelado em três vezes. No entanto, ainda não há informações sobre a manutenção do desconto de 3% para quem optar pelo pagamento à vista. 

A pasta também não informou qual é a tabela de valores que poderá ser usada para o cálculo do tributo, com base em uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), nem mesmo a média da variação do IPVA 2022

publicidade

De toda forma, a recomendação do Governo do Rio de Janeiro é para que os contribuintes já preparem o bolso, considerando que os preços dos veículos usados tiveram um aumento expressivo no decorrer de 2021, e esta diferença com certeza será atribuída ao valor final cobrado pelo IPVA.

Mas se não houver nenhuma alteração nas alíquotas, o recolhimento do tributo acontecerá da seguinte forma:

  • 1,5% para automóveis com até três anos de fabricação usados em locação;
  • 1% para caminhões, caminhões tratores e táxis;
  • 1,5% para veículos híbridos ou a GNV;
  • 2% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, motonetas, ônibus e automóveis a álcool;
  • 3% para caminhões com capacidade para transportar até três pessoas;
  • 4% para automóveis de passeio e camionetas, inclusive a gasolina ou a diesel, com exceção dos utilitários. 

O IPVA 2022 do Rio de Janeiro deve ser pago através da Guia para Regularização de Débitos (GRD). A emissão é feita pelos sites da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, do Banco Bradesco ou do Portal do IPVA.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Lembrando que para emitir o documento é preciso informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Por fim, a quitação deve ser feita, exclusivamente, em dinheiro por meio de qualquer banco ou outra instituição financeira autorizada. 

Final da Placa Cota única ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
0 21 de janeiro 21 de fevereiro 23 de março
1 24 de janeiro 23 de fevereiro 25 de março
2 25 de janeiro 24 de fevereiro 28 de março
3 26 de janeiro 25 de fevereiro 29 de março
4 27 de janeiro 3 de março 4 de abril
5 28 de janeiro  4 de março 5 de abril
6 31 de janeiro 7 de março 6 de abril
7 1 de fevereiro 8 de março 7 de abril
8 2 de fevereiro 9 de março 8 de abril
9 3 de fevereiro 10 de março 11 de abril
publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.