Emissão da CNH ficará disponível em cartórios após nova parceria do Detran

População terá um novo ponto para solicitação da CNH. Nessa semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro informou que estará trabalhando em parceria com os cartórios locais para antecipar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação. A ação objetiva reduzir o número de pendências por parte do órgão.

A pandemia do novo coronavírus inviabilizou uma série de processos burocráticos no país. Entre eles, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou em atraso para milhares de brasileiros.

O Detran passou meses com suas unidades fechadas, de modo que o órgão no Rio de Janeiro fechou parceria com os cartórios locais para emitir o documento.

Emissão da CNH em cartório

A iniciativa condiz no trabalho em parceria do Detran RJ com os cartórios do Rio de Janeiro. A população terá o direito de ir até o centro de atendimento mais próximo de sua residência para poder solicitar a retirada do documento.

O Detran explicou que a medida tem como objetivo proporcionar o trabalho colaborativo entre ambos os órgãos para atender um grande fluxo de pessoas. Com a pandemia do novo coronavírus houve uma demanda reprimida para a concessão desses documentos.

É válido ressaltar que sem ele o cidadão fica impossibilitado de circular em todo o território nacional. Quem estiver com a CNH vencida desde o dia 1 de março deste ano, precisa recorrer ao Detran para a regularização do documento.

O capitulo quatro do artigo 2 da Resolução Diaz que: “o prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação desta Resolução”.

Para adiantar o funcionamento das emissões, o Detran fechou parceria com 300 cartórios no Rio de Janeiro.

Processo de solicitação

Para quem for solicitar o documento fora do Detran, é preciso levar o registro do órgão que autoriza a entrega da CNH. Além disso, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto para validar sua identificação.

O prazo de entrega varia de acordo com o agendamento de cada cartório e a aprovação com o departamento de trânsito.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.