Emissão da CNH ficará disponível em cartórios após nova parceria do Detran

População terá um novo ponto para solicitação da CNH. Nessa semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro informou que estará trabalhando em parceria com os cartórios locais para antecipar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação. A ação objetiva reduzir o número de pendências por parte do órgão.

A pandemia do novo coronavírus inviabilizou uma série de processos burocráticos no país. Entre eles, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou em atraso para milhares de brasileiros.

O Detran passou meses com suas unidades fechadas, de modo que o órgão no Rio de Janeiro fechou parceria com os cartórios locais para emitir o documento.

Emissão da CNH em cartório

A iniciativa condiz no trabalho em parceria do Detran RJ com os cartórios do Rio de Janeiro. A população terá o direito de ir até o centro de atendimento mais próximo de sua residência para poder solicitar a retirada do documento.

O Detran explicou que a medida tem como objetivo proporcionar o trabalho colaborativo entre ambos os órgãos para atender um grande fluxo de pessoas. Com a pandemia do novo coronavírus houve uma demanda reprimida para a concessão desses documentos.

É válido ressaltar que sem ele o cidadão fica impossibilitado de circular em todo o território nacional. Quem estiver com a CNH vencida desde o dia 1 de março deste ano, precisa recorrer ao Detran para a regularização do documento.

O capitulo quatro do artigo 2 da Resolução Diaz que: “o prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação desta Resolução”.

Para adiantar o funcionamento das emissões, o Detran fechou parceria com 300 cartórios no Rio de Janeiro.

Processo de solicitação

Para quem for solicitar o documento fora do Detran, é preciso levar o registro do órgão que autoriza a entrega da CNH. Além disso, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto para validar sua identificação.

O prazo de entrega varia de acordo com o agendamento de cada cartório e a aprovação com o departamento de trânsito.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.