População terá um novo ponto para solicitação da CNH. Nessa semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro informou que estará trabalhando em parceria com os cartórios locais para antecipar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação. A ação objetiva reduzir o número de pendências por parte do órgão.
A pandemia do novo coronavírus inviabilizou uma série de processos burocráticos no país. Entre eles, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou em atraso para milhares de brasileiros.
O Detran passou meses com suas unidades fechadas, de modo que o órgão no Rio de Janeiro fechou parceria com os cartórios locais para emitir o documento.
Emissão da CNH em cartório
A iniciativa condiz no trabalho em parceria do Detran RJ com os cartórios do Rio de Janeiro. A população terá o direito de ir até o centro de atendimento mais próximo de sua residência para poder solicitar a retirada do documento.
O Detran explicou que a medida tem como objetivo proporcionar o trabalho colaborativo entre ambos os órgãos para atender um grande fluxo de pessoas. Com a pandemia do novo coronavírus houve uma demanda reprimida para a concessão desses documentos.
É válido ressaltar que sem ele o cidadão fica impossibilitado de circular em todo o território nacional. Quem estiver com a CNH vencida desde o dia 1 de março deste ano, precisa recorrer ao Detran para a regularização do documento.
O capitulo quatro do artigo 2 da Resolução Diaz que: “o prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação desta Resolução”.
Para adiantar o funcionamento das emissões, o Detran fechou parceria com 300 cartórios no Rio de Janeiro.
Processo de solicitação
Para quem for solicitar o documento fora do Detran, é preciso levar o registro do órgão que autoriza a entrega da CNH. Além disso, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto para validar sua identificação.
O prazo de entrega varia de acordo com o agendamento de cada cartório e a aprovação com o departamento de trânsito.