2º dia de prova do Enem: Abertura dos portões, estrutura da prova e mais!

No domingo, 28 de novembro, será realizada a segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Saiba quando os portões vão abrir, qual a estrutura da prova e muito mais.

A prova do ENEM é a principal entrada para o ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e para obter bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

As notas são usadas também no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas que possuem convênio 

Qual o horário da prova do Enem?

Os portões vão abrir às 12h e fecham às 13h, por isso, esteja atento ao horário para não perder a prova. Os locais de prova terão os seus relógios ajustados conforme o de Brasília. A duração da prova será de 5 horas das 13h30 às 18h30.

Quais as questões?

Serão 90 questões objetivas sendo:

  • 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 45 perguntas de Matemática e suas Tecnologias.

Qual horário posso sair com o caderno de prova?

O Enem possui dois horários diferentes de saída dos estudantes, sem o caderno de questões ou com o caderno de questões.

Sem o caderno, o estudante pode sair após às 15 horas e 30 minutos. Já com o caderno, a saída só pode ser após às 18 horas.

O que levar para fazer a prova?

Os estudantes devem levar documento de identificação com foto, caneta esferográfica na cor preta e máscara de proteção contra a Covid-19.

Além de preta, a caneta deve ter tubo transparente; é ideal ter mais de uma, já que durante a prova não é possível pedir nada emprestado. 

Os itens como óculos de sol, chapéus, livros e celulares são proibidos durante a realização do exame.

Gabarito do Enem

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os gabaritos serão divulgados no dia 1º de dezembro. E podem ser acessados por meio da página do participante.

Quando será divulgado o resultado?

Os resultados das provas serão divulgados em janeiro de 2022. Após isso, será disponibilizada a inscrição do Sisu 2022, que normalmente oferece cerca de 200 mil vagas para as universidades federais do país.