Está devendo no FIES? Saiba quem procurar para negociar dívidas

Com o FIES os estudantes tem a oportunidade de fazer um curso de graduação e pagar as mensalidades apenas após a conclusão. É possível conseguir juros zero e até mesmo não precisar de fiador.

Está devendo no FIES? Saiba quem procurar para negociar dívidas
Está devendo no FIES? Saiba quem procurar para negociar dívidas (Imagem: FDR)

O Fundo de financiamento Estudantil ajuda muitos brasileiros a conseguir o diploma de graduação.

Mas, também pode acabar fazendo um endividamento bastante sério, pois, ter uma dívida com o programa pode complicar algumas coisas para o estudante.

O que acontece com quem tem dívida com o FIES?

No Brasil, algumas dívidas prescrevem com 5 anos, é o famoso “cadudar”, no FIES isso não acontece.

Pelo contrário, quando um estudante não paga financiamento após sua formatura as parcelas vão se somando e, consequentemente, o valor aumenta.

Com a inadimplência o estudante fica com o nome registrado junto ao Serasa.

E a situação pode ainda piorar, pois, ele poderá ter bens apreendidos ou bloqueados para quitação da dívida.

“Além de constar como inadimplente, quem fica com uma dívida com o FIES tem o nome incluído no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), na dívida ativa. Estar nessas listas significa enfrentar restrições financeiras como impossibilidade de fazer empréstimos, conseguir empregos e entrar em concursos”, destaca Alessandro Azzoni advogado, economista e Mestre em Direito.

Em junho desse ano, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) haviam 1.040.484 (52,1% do total) contratos com o FIES com atraso de mais de 90 dias.

Como negociar a dívida do FIES?

Se você deseja realizar uma negociação da dívida deve primeiro consultar o site do programa para conferir os valores que estão descritos lá.

Após isso, é importante consultar a Instituição Bancária em que o financiamento foi feito. No caso da Caixa, a empresa disponibilizou um Guia Com Passo a Passo para renegociação da dívida.

No Caso do Banco do Brasil, no Portal da Instituição Bancária você poderá encontrar informações sobre essa ação.

Vale lembrar que como regra geral, o valor da parcela deve ser de no mínimo R$ 200.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.