Enem 2021 não acabou! Veja como se preparar para o 2° dia de prova

Primeiro dia de aplicação do Enem 2021 aconteceu ontem, 21, afora, os inscritos se preparam para a próxima aplicação. No próximo domingo (28) serão aplicadas as provas de Ciências Exatas e da Natureza.

Enem 2021 não acabou! Veja como se preparar para o 2° dia de prova
Enem 2021 não acabou! Veja como se preparar para o 2° dia de prova (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 já começou a ser aplicado desde ontem, 21, quando os estudantes responderam às provas de Linguagens e Códigos; Ciências Humanas e a redação.

No próximo domingo, 28, último dia do exame, eles terão que responder a 90 questões de Ciências Exatas e da Natureza.

Segundo dia do Enem 2021, como será?

O tempo de prova do segundo dia de exame é um pouco menor. Afinal, os estudantes não têm mais que produzir a redação do exame, assim, a prova deve ser iniciada às 13h e encerradas às 18h30.

Por não ter mais a produção textual, a prova toda do segundo dia de Enem 2021 será objetiva. Ou seja, com questões de múltipla escolha.

Além disso, as mesmas regras usadas no primeiro dia de exame continuarão a ser válidas no próximo domingo, como o distanciamento social, uso de máscara durante todo o tempo dentro do local de aplicação. E também a proibição do uso de aparelhos eletrônicos, entre eles a calculadora.

4 dicas para o segundo dia de provas do Enem 2021

1 Calma

Pedir isso a um estudante que está fazendo uma prova é um pouco difícil. Mas, é necessário ter calma para conseguir entender de fato a questão e poder responde-la.

Nesse momento o foco deve estar nas provas a sua frente e não no seu desempenho no domingo anterior.

2 Comece pelas questões que você tem mais afinidade

Essa estratégia pode te ajudar na hora de responder as questões, pois, se você se cansar e se estressar de cara com as questões que não sabe tão bem, vai se sair mal em todas as demais.

Concentre-se primeiro no que de fato sabe fazer, até porque, a maioria das questões do segundo dia exigem cálculos.

3 Fique atento ao tempo de prova

Gerencie o seu tempo de resolução das questões, se perceber que está demorando demais em uma questão, respire e tente a próxima.

4 Durma bem

Outra coisa difícil de pedir a um estudante antes da prova, mas o descanso é essencial para quem precisa de concentração máxima na resolução de questões.

Na noite anterior tente de distrair um pouco, mas, cuidado, a ideia é não ingerir álcool e fazer programas que você não termine tarde.

 Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.