Nos últimos dias a Prefeitura de Curitiba anunciou um novo método de pagamento para as linhas de ônibus do transporte público. A partir do próximo sábado, 27, 18 linhas de ônibus funcionarão exclusivamente com o uso do cartão transporte.
Para entender melhor, o novo método de pagamento do transporte público passará a vigorar em 16 linhas alimentadoras e duas troncais, sendo que todas elas ligam os terminais ao centro da cidade. Diante dessa modificação, essas linhas não terão mais cobradores nos ônibus,
De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), os funcionários que, até então, trabalhavam na cobrança, ficarão à disposição das empresas de ônibus para exercer funções que venham a ser necessárias ou, até mesmo, atender outros itinerários também no transporte público.
A Urbs ainda informou que 55,8% das passagens cobradas nas 18 linhas de ônibus afetadas já são pagas através do cartão usuário, enquanto 30,2% do pagamento é feito em dinheiro. Se tratando de cartões isentos, esses representam 14% do total de movimentação.
Os interessados em obter o cartão de pagamento do transporte público de Curitiba primeiro devem realizar um agendamento pelo site: https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/utilidades/cartao-transporte.
Somente então ele poderá seguir para os pontos situados nas Ruas da Cidadania e na Rodoferroviária.
Mas quem preferir também pode optar pela prestação do serviço no Urbs Móvel, um veículo itinerante cujo atendimento ocorre no Terminal da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), pelo menos até a próxima sexta-feira, 26. Neste caso, não é preciso fazer nenhum agendamento.
Mas para obter a ferramenta é preciso apresentar o documento de identidade original com foto, o CPF, e um comprovante de residência. A emissão da primeira via do cartão não possui nenhum custo. Veja a seguir a relação das linhas que foram alteradas no transporte público:
Regional Boa Vista
- 222 – V. Esperança;
- 226 – Abaeté;
- 233 – Olaria;
- 236 – São Benedito;
Regional Cajuru
- 322 – Camargo;
Regional Boqueirão
- 521 – Nivaldo Braga;
- 522 – Maringá;
- 523 – Iguapé I;
Regional Pinheirinho
- 629 – Alto Boqueirão;
- 638 – Pinheirinho;
- 639 – Futurama;
- 655 – Jardim da Ordem.
CIC
- 652 – V. Verde;
- 653 – Sabará;
Regional Portão
- 718 – Porto Belo;
- 721 – Mario Jorge;
- 701 – Fazendinha;
- 778 – Cotolengo;