Fim do cartão BOM? Estado de SP anuncia nova marca para o Metrô, trens e ônibus

Mudanças no sistema de trânsito de São Paulo. O Governo de São Paulo acaba de anunciar que irá encerrar o funcionamento do cartão BOM de transporte público. O dispositivo era gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e usado também no Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A partir de janeiro de 2022 a população recorrerá a outra marca.

O cartão BOM funciona como uma espécie de vale transporte para carregar os dispositivos que regulamentam os transportes públicos. Por meio dele, a população tem acesso a ônibus e metrôs sem precisar custear fisicamente. O dispositivo será substituído pelo Cartão TOP, fruto do governo de João Doria.

Detalhes sobre o fim do Cartão Bom

Segundo o informe, quem tiver recarga no cartão bom poderá transferir para o novo dispositivo. No entanto, o valor só ficará permitido a partir de 31 de março de 2022. Na nova versão, a população poderá fazer pagamentos em crédito e débito, em transportes comerciais pelo estado

No entanto, a função não é de caráter obrigatório, podendo o cartão ser utilizado apenas para a liberação do transporte público. O serviço funcionará como uma espécie de conta digital validada no cadastramento do TOP que contará com um aplicativo exclusivo. Quando ativado o recurso, será cobrado uma anuidade de 12 vezes de R$ 16,90.

Apesar da mudança, o governador ressaltou que todos os benefícios do BOM permanecerão com acesso ao desconto de R$ 1,50 em integração de ônibus e trilhos.

Ele explicou que novidade na estrutura vai modernizar o acesso ao transporte: “de uma nova era, mais moderna e mais funcional de utilização de serviços de ingresso nas estações e dos sistemas de transportes”, disse o governador.

Como solicitar o cartão TOP

Para ter acesso ao novo cartão é preciso instalar o aplicativo TOP ou ir presencialmente em uma sede do programa. O cidadão deve apresentar seus documentos de identificação pessoal e comprovante de residência. É possível ainda ter acesso a entrega a domicilio, mediante cobrança de frete.

Para mais informações sobre o serviço basta acompanhar nossa página sobre benefícios de finanças. Por meio dela você pode se manter atualizado dos projetos dos governos estaduais e federal.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.