Fim do cartão BOM? Estado de SP anuncia nova marca para o Metrô, trens e ônibus

Mudanças no sistema de trânsito de São Paulo. O Governo de São Paulo acaba de anunciar que irá encerrar o funcionamento do cartão BOM de transporte público. O dispositivo era gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e usado também no Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A partir de janeiro de 2022 a população recorrerá a outra marca.

O cartão BOM funciona como uma espécie de vale transporte para carregar os dispositivos que regulamentam os transportes públicos. Por meio dele, a população tem acesso a ônibus e metrôs sem precisar custear fisicamente. O dispositivo será substituído pelo Cartão TOP, fruto do governo de João Doria.

Detalhes sobre o fim do Cartão Bom

Segundo o informe, quem tiver recarga no cartão bom poderá transferir para o novo dispositivo. No entanto, o valor só ficará permitido a partir de 31 de março de 2022. Na nova versão, a população poderá fazer pagamentos em crédito e débito, em transportes comerciais pelo estado

No entanto, a função não é de caráter obrigatório, podendo o cartão ser utilizado apenas para a liberação do transporte público. O serviço funcionará como uma espécie de conta digital validada no cadastramento do TOP que contará com um aplicativo exclusivo. Quando ativado o recurso, será cobrado uma anuidade de 12 vezes de R$ 16,90.

Apesar da mudança, o governador ressaltou que todos os benefícios do BOM permanecerão com acesso ao desconto de R$ 1,50 em integração de ônibus e trilhos.

Ele explicou que novidade na estrutura vai modernizar o acesso ao transporte: “de uma nova era, mais moderna e mais funcional de utilização de serviços de ingresso nas estações e dos sistemas de transportes”, disse o governador.

Como solicitar o cartão TOP

Para ter acesso ao novo cartão é preciso instalar o aplicativo TOP ou ir presencialmente em uma sede do programa. O cidadão deve apresentar seus documentos de identificação pessoal e comprovante de residência. É possível ainda ter acesso a entrega a domicilio, mediante cobrança de frete.

Para mais informações sobre o serviço basta acompanhar nossa página sobre benefícios de finanças. Por meio dela você pode se manter atualizado dos projetos dos governos estaduais e federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.