Cartão TOP: Doria lança novo cartão para transporte público em São Paulo

O governador do Estado de São Paulo (SP), João Doria, lançou um novo cartão para o transporte público, o Cartão TOP. O uso da ferramenta será exclusivo para o metrô e ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU)

O Cartão TOP será o substituto do Cartão BOM, que era utilizado pelos cidadãos paulistas até então. O governo de SP informou que o novo modelo poderá ser usado por residentes de toda a região metropolitana, que terão um tempo para fazer a troca do cartão que será gradativa. 

Esta substituição faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento dos transportes metropolitanos. Mas quem ainda possui créditos no Cartão Bom não precisa se preocupar, pois eles serão transferidos para o Cartão TOP com validade até o dia 1º de março de 2022. Desta data em diante, o Cartão BOM não será aceito no transporte público. 

A migração para o novo modelo já teve início na última sexta-feira, 5, por meio dos cartões Bom Vale-Transporte e, do dia 1º de dezembro em diante, haverá a ampliação para os cartões Bom Comum.

Já a troca dos cartões Bom Escolar, Sênior e Especial acontecerão somente no início do ano que vem. Quem quiser, já pode fazer o download do aplicativo do Cartão TOP em qualquer smartphone. 

O Cartão TOP pode ser adquirido sem nenhum custo nos postos presenciais, mas se desejar, também é possível recebê-lo em casa, desde que o cidadão arque com os custos de envio. Para mais esclarecimentos, basta acessar o site. 

No geral, o cartão poderá ser usado para o embarque nas linhas intermunicipais da EMTU da região metropolitana de São Paulo, na CPTM e no Metrô, com um desconto de R$ 1,50 na integração entre os ônibus e os trilhos. 

Os bilhetes de transporte podem ser adquiridos através do aplicativo do Cartão TOP para celular, WhatsApp, em máquinas de autoatendimento e demais estabelecimentos credenciados. 

“Vamos iniciar uma nova era, mais moderna e mais funcional no sistema de ingresso nas estações do Metrô e CPTM e no transporte intermunicipal gerenciado pela EMTU. Uma função que possibilita o acesso a todo sistema estadual de transporte com um único cartão”, declarou o governador João Doria.

O Cartão TOP é uma iniciativa exclusiva em todo país, pois pela primeira vez, uma plataforma irá integrar em um só lugar todas as funções de pagamento do transporte, como crédito e débito.

Desde o seu lançamento estão sendo oferecidos serviços financeiros como a conta digital e o cartão multifuncional que pode ser usado além do transporte público, sendo aceito em mais de dois milhões de estabelecimentos comerciais.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.