Guia para começar a investir com pouco dinheiro e com segurança

Pontos-chave
  • Brasileiros estão investindo mais o seu dinheiro;
  • Opções para quem está começando no mundo dos investimentos são variadas;
  • CDBs são um bom pontapé inicial.

O mundo dos investimentos está cada vez mais democrático e acessível. Por conta disso, está se tornando comum pessoas de diversas classes sociais investirem. Se você ainda pensa que investir não é para você, confira algumas dicas de especiais para começar a investir com pouco dinheiro e com segurança.

Dicas para começar a investir

Para quem tem medo de se iniciar no mundo dos investimentos, a primeira dica é: comece! Esta dica é óbvia, porém o pontapé inicial é essencial para se familiarizar e passar a ter confiança no mundo dos investimentos. Ultimamente as pessoas estão mais abertas e confiantes com este universo.

Comece com pouco e vá investindo mais com o tempo, porém, o primeiro passo pode ser pequeno. Para sentir mais segurança, separe uma quantia em dinheiro que não fará falta e invista através de sua corretora.
Abra uma conta

Para começar a investir, é preciso abrir conta em uma corretora de valores. Estas contas na maioria das corretoras são gratuitas e não possuem taxa de manutenção. Com isso, você pode abrir uma conta em mais de uma corretora para conferir qual delas é a melhor pra você.

Confira algumas dicas de onde encontrar investimentos, mesmo para investidores iniciantes e até para os mais experientes.

Renda Fixa vs Variável: Qual a melhor opção para pequenos investimentos?

Três tipos de investimentos para quem está começando 

Os CDBs são títulos emitidos por instituições financeiras como os bancos e seu rendimento é de acordo com um percentual do CDI.

Já o CDI é um título de curto prazo que é emitido pelos bancos e segue a taxa Selic de perto. 

Por conta disso, os CDBs são uma ótima escolha para este momento, uma vez que a Selic está em 7,75% a.a. Outro ponto importante que deve ser analisado é em quanto está fixado o rendimento do CDI, pois elas mudam de banco para banco.

É fácil encontrar CDBs que rendem de 90% a 200% do CDI no mercado. Por conta disso, é preciso estar sempre atento e estudar bastante os locais que você deseja  aplicar o dinheiro.

Este é um tipo de investimento é uma excelente opção para quem não dispõe de muito dinheiro. Se você tiver cerca de R$30, já consegue investir em títulos púbicos federais.

O Tesouro Direto trabalha neste momento com três opções de títulos: Prefixados, Tesouro Selic e o Tesouro IPCA. Para os iniciantes, a recomendação é o Tesouro Selic, pois é um tipo de investimento indexado à Selic.

As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio tem um funcionamento parecido com o CDB. Elas são uma ótima escolha pois diferente dos já citados Tesouro Direto e Fundos DI, o LCI e LCA não são taxados de Imposto de Renda e de IOF.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile