Vale gás: Qual valor e quem tem direito a receber o auxílio no Ceará?

Governo do Ceará dá continuidade a concessão do vale gás para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Diante do atual cenário de crise econômica, o governador Camilo Santana (PT) optou por manter o projeto social que auxilia na manutenção do lar. A população deve ficar atenta as regras de inclusão.

A liberação do vale gás tem sido uma grande ajuda para os cearenses que se encontram sem emprego e renda fixa. O programa tem como finalidade ajudar na aquisição do botijão de gás doméstico que nesse ano ultrapassou o valor de R$ 100. Para receber, no entanto, é preciso cumprir alguns requisitos.

Quem tem direito ao vale gás do Ceará?

  • Beneficiárias do Cartão Mais Infância
  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebiam Bolsa Família
  • Núcleos familiares com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34
  • Jovens inseridos no programa Superação

Mediante o comprimento das regras acima, quem estiver em dúvidas se poderá ou não ser beneficiado deve acessar uma página disponibilizada na internet.

Para fazer a consulta, basta inserir dados como o CPF ou número do NIS e verificar se está incluído no programa.

Como receber o vale gás no Ceará?

A entrega vem sendo gerenciada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O governo do estado libera o benefício através de tickets que devem ser substituídos pelas recargas do botijão de gás de cozinha.

Cada voucher é nominal, o que significa dizer que não pode ser trocado ou vendido. O repasse municipal é de responsabilidade de cada prefeitura que monta os calendários de entrega nos seus respectivos pontos de retirada.

De modo geral, o cidadão precisa comparecer presencialmente exibindo um documento oficial com foto para validar sua identificação. A triagem dos beneficiários vem sendo feita com base nos dados do Cadastro Único.

É válido ressaltar que o benefício vem sendo concedido desde setembro deste ano. A motivação se deu mediante os impactos do novo coronavírus que afetou a economia do país de modo geral. Com a alta da inflação o produto se tornou inalcançável para aqueles que não possuem uma fonte de renda fixa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.