Lista de estabelecimentos no Ceará que vão exigir comprovante de vacinação

Na última segunda-feira (15), o governo do Ceará começou a exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 em diversos estabelecimentos comerciais e eventos em locais fechados.

O governo do Ceará agora exige o comprovante de vacinação de clientes e funcionários de estabelecimentos comerciais e eventos em locais fechados. Dessa maneira, só poderão frequentar esses lugares os cidadãos totalmente imunizados.

A exigência da apresentação do comprovante de vacinação nos locais mencionados deve durar por pelo menos 15 dias. Porém, o governador do estado, Camilo Santana (PT) não descartou a possibilidade de uma prorrogação.

Dessa maneira, por enquanto, a exigência do comprovante de vacinação será válida até o dia 30 deste mês. O anúncio foi feito por Santana no dia 12 e, segundo ele, tem como objetivo proteger a população.

Passaporte da vacina: Regras, Estados e Como Emitir (passo a passo)

O número de casos e óbitos por Covid-19 tem caído no Brasil inteiro e esse resultado é fruto do avanço da campanha de vacinação que iniciou em janeiro. Atualmente, cerca de 86% da população cearense está vacinada com a primeira dose.

Deste total, 70% já completou o ciclo de imunização com duas doses ou dose única. Por esse motivo, o governo estadual passou a exigir o comprovante de vacinação, a fim de conter o avanço da doença na região.

O comprovante deverá ser apresentado por moradores e turistas em todos os pontos comerciais fechados. A mesma regra se aplica em eventos fechados sendo de responsabilidade do proprietário e organizador a exigência.

O documento exigido é o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19. Esse é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde e está disponível no portal digital ConecteSUS.

Assim, pode ser impresso ou usado digitalmente, tendo ambos à validade de 12 meses. Veja abaixo o passo a passo de como emitir:

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile