SP e Rio decidem manter uso obrigatório das máscaras em locais fechados

Flexibilização nas medidas de proteção contra o novo coronavírus preocupa gestores públicos. Nos últimos dias, a prefeitura de São Paulo e do Rio de Janeiro informaram que vem avaliando manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A medida objetiva reduzir os índices de contágio da doença.

Há algumas semanas, o Brasil começa a demonstrar indicativos positivos com relação a pandemia do novo coronavírus. O número de infectados e óbitos vem caindo, de modo que permita que prefeituras flexibilizem as medidas de segurança.

Rio de Janeiro mantem uso de máscaras

Nessa semana, em transmissão feita pela internet, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a cidade deverá atingir a terceira fase de imunização ainda nessa semana. Com isso, espera-se que sejam flexibilizadas as ações de proteção.

“Acredito que até o fim desta semana, até sábado (13), a gente deva atingir a meta da terceira fase do comitê cientifico, em que se alcança 75% da população total vacinada. Estamos em 70% de imunização com duas doses.”

O gestor informou então que está estudando a possibilidade de não tornar o uso de máscaras mais obrigatório. Segundo ele, a medida poderá retroceder os índices de contaminação.

Tem uma serie de gatilhos previstos pelo Comitê Científico. Entre elas, o fim da obrigação de utilização de máscaras em locais fechados. Eu ainda não sei se vou acompanhar o comitê cientifico. Apesar do comitê estar mandando, provavelmente a gente vai permanecer com a obrigatoriedade de utilização de máscara em espaço fechado”, afirmou o prefeito.

Uso de máscaras em São Paulo é mantido

Em São Paulo, a prefeitura também optou por manter a obrigatoriedade. De acordo com o secretário de Saúde, Edson Aparecido, a ação é necessária pelo menos até dezembro para que não voltem a crescer os números de doentes.

“De qualquer maneira, as medidas farmacológicas são importantes, se possível as pessoas não se aglomerarem tem um papel importante. Por enquanto não, nós vamos aguardar o desenrolar dos indicadores que vão chegar até o início de dezembro para aí eventualmente ou não, dar algum indicativo de medida sanitária para a população”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.