Busca por inscrição no Auxílio Brasil através do CadÚnico cria filas extensas

Filas de inscrição no Cadastro Único ultrapassam mais de 1 milhão de pessoas em espera. Com a liberação do Auxílio Brasil, milhares de pessoas começaram a buscar pelas candidaturas no CadÚnico. O procedimento é obrigatório para ter acesso as mensalidades do projeto, mas tem sido barrado pelo governo.

Busca por inscrição no Auxílio Brasil através do CadÚnico cria filas extensas (Imagem: FDR)
Busca por inscrição no Auxílio Brasil através do CadÚnico cria filas extensas (Imagem: FDR)

Uma reportagem especial do portal G1 relatou o caso de dezenas de brasileiros que estão aguardando nas filas de concessão do Cadastro Único. Todos buscam pela ingressão no Auxílio Brasil, mas foram informados que os registros estão temporariamente barrados.

Acesso negado no cadastro único

A população vem solicitando a candidatura por meio dos centros de assistência social de seus municípios. No entanto, ao chegarem ao local são informados que que não há mais vagas para o recebimento dos informes.

Segundo o último balanço do ministério da cidadania, haviam mais de 1 milhão de pessoas nas filas do CadÚnico. É válido ressaltar que a plataforma permite o acesso não só ao Auxílio Brasil, como também a demais projetos sociais do governo.

No Recife, a população questiona tempo de espera

Na última sexta-feira (05), haviam dezenas de pessoas nas filas dos centros sociais do Recife (PE). Um cidadão, identificado por Mauro, informou ao G1 que tinham fiscais fazendo filas de pedras e vendendo fichas de atendimento por R$ 10.

“Ontem à noite, estavam cobrando, vendendo lugar na fila mesmo. Eu não paguei não, mas teve um povo que pagou. Eles colocaram essas pedras e intimidaram as pessoas a comprar”, relatou.

De acordo com a coordenadora do CadÚnico do Recife, Anália Adriano, esses comportamentos devem ser motivos de denúncia, uma vez em que as vendas de lugares na fila devem ser coibidas pela Guarda Municipal.

“A gente sabe que isso é uma coisa que foge um pouco do nosso raio de atuação porque é uma coisa que está acontecendo de madrugada. A presença da Guarda Municipal ajudou bastante. Estamos vendo o que eles podem fazer para que de domingo (7) para segunda (8) a gente possa inibir essa prática”, declarou.

O Auxílio Brasil passará a ser pago no dia 17 de novembro para a população já inscrita na plataforma.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.