Quanto vou receber de 13° salário? Calcule tempo trabalhado e valor do benefício

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), os funcionários devem receber o 13° salário, podendo o pagamento deste pode ocorrer em duas parcelas. Porém, há municípios que antecipam o pagamento, com o intuito de injetar dinheiro na economia no local durante um período de crise.

Quanto vou receber de 13° salário? Calcule tempo trabalhado e valor do benefício
Quanto vou receber de 13° salário? Calcule tempo trabalhado e valor do benefício (Imagem: FDR)

O 13° salário é pago no fim do ano e funciona como um abono natalino para ajudar nas despesas de extras. Esse pagamento é direito de todo o trabalhador e é equivalente ao tempo de serviço no ano base.

Sendo assim, para definir o valor a ser recebido no 13° salário basta dividir o salário integral por 12 e depois multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados durante o ano base.

Simule o quanto você vai receber de 13° em 2021, acessando nossa calculadora!

É importante lembrar que as horas extras, adicionais de insalubridade e noturno e as comissões também entram no cálculo do abono natalino. Portanto, o pagamento não é apenas do salário bruto.

Por exemplo: caso o seu salário integral seja de R$ 2.000 e você trabalha por apenas seis meses na empresa, então o valor do salário será dividido por doze (equivale aos meses do ano) e o resultado multiplicado por seis. Dessa maneira, o resultado final, ou seja, o seu 13° salário será R$ 1.000.

Após quinze dias de serviço, o trabalhador já passa a ter direito a receber o seu 13° salário. Porém, se o trabalhador tiver mais de 15 faltas não justificadas em um mês ele deixará de ser contabilizado no cálculo do abono.

13° salário do INSS

Os aposentados e pensionistas do INSS também recebem a gratificação. Essa ocorre de forma parcela no último trimestre do ano. Porém, devido á pandemia de Covid-19 no ano passado e neste ano os pagamentos foram antecipados, acontecendo no primeiro semestre.

Diante da antecipação do 13° salário do INSS, está sendo discutida a possibilidade de pagar o 14° salário. O Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre o pagamento do abono natalino em dobro foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família.

Agora segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto prevê que o 13° salário em dobro seja pago aos aposentados e pensionistas do INSS até 2023.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.