Ceará confirma suspensão de salário de 15 mil funcionários por falta da prova de vida

De acordo com o Governo do Estado do Ceará, mais de 15 mil servidores públicos terão o salário suspenso por falta de recadastramento e prova de vida. A informação foi divulgada pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev), na última quarta-feira (13).

A prova de vida tem como objetivo evitar pagamentos indevidos e fraudes. O mesmo equivale para o recadastramento exigido. Ambos devem ser realizados uma vez ao ano, no mês indicado pelo Governo estadual.

Diante disso, os servidores que não realizaram a prova de vida e/ou o recadastramento até a data indicada terão o pagamento suspenso a partir do mês de novembro. De acordo com o Governo do Estado do Ceará, mais de 15 mil servidores públicos serão prejudicados.

A lista dos servidores públicos que não fizeram a prova de vida e o recadastramento foi enviada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e aos órgãos dos demais poderes na última sexta-feira (8) pela Cearaprev.

A prova de vida e o recadastramento são procedimentos realizados de forma remota, por meio do aplicativo Cearaprev On-line. O app continua disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store, sendo gratuito.

Diante disso, os servidores ainda podem realizar os procedimentos para evitar o bloqueio ou para liberar o pagamento. De acordo com a Cearaprev, a liberação do pagamento ocorre em até sete dias úteis após o desbloqueio.

Segundo a fundação, 126.147 pessoas realizaram o recadastramento e prova de vida. Esse quantitativo equivale a 82,5% dos servidores estaduais. Sendo assim, apenas 11,3 % não realizaram o procedimento e devem arcar com as penalidades.

Para atender á todos a Cearaprev informou que foram realizados mais de 300 atendimentos domiciliares a servidores com comorbidades ou dificuldades de locomoção. Além disso, foram efetuados mais 800 atendimentos de forma presencial.

Para solicitar o serviço, a fundação disponibiliza uma central telefônica (85) 3108-0135 e as redes sociais Instagram (https://www.instagram.com/ceara.prev/) e Facebook (https://www.facebook.com/cearaprev). Por essas plataformas digitais foram realizadas 198 mil atendimentos.

É possível consultar os dados do recadastramento e prova de vida. Para isso, basta acessar o site Cearaprev On-line, selecionar a opção “Recadastramento/Prova de Vida” e, logo em seguida, clicar em “Dados Recadastramento e Prova de Vida”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.