Servidores públicos do Ceará começam a receber 13° salário hoje (21)

Governo do estado começa a pagar a primeira parcela do abono natalino em Fortaleza. Na última semana, os servidores públicos do estado do Ceará foram informados que teriam seus 13º salários antecipados. A medida faz parte do pacote de contenção do novo coronavírus. Saiba como sacar.

Servidores públicos do Ceará começam a receber 13° salário hoje (21) (Imagem: Reprodução/Jornal Contabil)
Servidores públicos do Ceará começam a receber 13° salário hoje (21) (Imagem: Reprodução/Jornal Contabil)

Mais um abono trabalhista sendo liberado antecipadamente. Diante da atual crise econômica que afeta todo o país, o governo do Ceará deu início ao pagamento do 13º salário de seus servidores.

O benefício começou a ser ofertado nesta segunda-feira (21), correspondendo a 50% de seu valor total.

Como sacar o 13º salário?

O abono natalino vem sendo enviado diretamente para as contas bancárias dos servidores. Isso implica dizer que não há mudanças na forma de pagamento, podendo o sujeito ter acesso aos recursos através de seus aplicativos bancários ou fazendo a retiradas nas instituições.

No que diz respeito ao prazo máximo para retirada, por se tratar do 13º o cidadão pode utiliza-lo quando desejar. A não realização do saque não resultará em entraves nos demais 50% a serem enviados a partir de julho.

Informativos do governo

Ainda sentindo os fortes impactos do novo coronavírus, o governo do estado do Ceará informou que a liberação do 13º deverá fomentar o comércio e assim garantir uma maior rotatividade financeira na região ao longo das próximas semanas.

Somente em Fortaleza, a previsão é de que mais de 33 mil servidores e 17 mil aposentados e pensionistas sejam contemplados. Na capital, o benefício será liberado em 40% neste mês e o restante deverá ser depositado entre julho e agosto.

“Certamente vai ajudar a fomentar nossa economia. São quase 51 mil servidores ativos, inativos e pensionistas que vão receber o pagamento da primeira parcela”, disse prefeito José Sarto, em uma live realizada no mês passado.

Já em âmbito estadual, a previsão é de que mais de 130 mil colaboradores ativos e inativos recebam o abono. Ao todo, o governo estará investido aproximadamente R$ 500 milhões, segundo informações liberadas pelo governador Camilo Santana.

“Vamos antecipar por conta da pandemia. É um esforço para movimentar a economia do Estado, injetar dinheiro no comércio. Isso é importante para a economia, para o comércio, para os serviços e gera oportunidades”, afirmou.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.