Servidores públicos do Ceará começam a receber 13° salário hoje (21)

Governo do estado começa a pagar a primeira parcela do abono natalino em Fortaleza. Na última semana, os servidores públicos do estado do Ceará foram informados que teriam seus 13º salários antecipados. A medida faz parte do pacote de contenção do novo coronavírus. Saiba como sacar.

Servidores públicos do Ceará começam a receber 13° salário hoje (21) (Imagem: Reprodução/Jornal Contabil)
Servidores públicos do Ceará começam a receber 13° salário hoje (21) (Imagem: Reprodução/Jornal Contabil)

Mais um abono trabalhista sendo liberado antecipadamente. Diante da atual crise econômica que afeta todo o país, o governo do Ceará deu início ao pagamento do 13º salário de seus servidores.

O benefício começou a ser ofertado nesta segunda-feira (21), correspondendo a 50% de seu valor total.

Como sacar o 13º salário?

O abono natalino vem sendo enviado diretamente para as contas bancárias dos servidores. Isso implica dizer que não há mudanças na forma de pagamento, podendo o sujeito ter acesso aos recursos através de seus aplicativos bancários ou fazendo a retiradas nas instituições.

No que diz respeito ao prazo máximo para retirada, por se tratar do 13º o cidadão pode utiliza-lo quando desejar. A não realização do saque não resultará em entraves nos demais 50% a serem enviados a partir de julho.

Informativos do governo

Ainda sentindo os fortes impactos do novo coronavírus, o governo do estado do Ceará informou que a liberação do 13º deverá fomentar o comércio e assim garantir uma maior rotatividade financeira na região ao longo das próximas semanas.

Somente em Fortaleza, a previsão é de que mais de 33 mil servidores e 17 mil aposentados e pensionistas sejam contemplados. Na capital, o benefício será liberado em 40% neste mês e o restante deverá ser depositado entre julho e agosto.

“Certamente vai ajudar a fomentar nossa economia. São quase 51 mil servidores ativos, inativos e pensionistas que vão receber o pagamento da primeira parcela”, disse prefeito José Sarto, em uma live realizada no mês passado.

Já em âmbito estadual, a previsão é de que mais de 130 mil colaboradores ativos e inativos recebam o abono. Ao todo, o governo estará investido aproximadamente R$ 500 milhões, segundo informações liberadas pelo governador Camilo Santana.

“Vamos antecipar por conta da pandemia. É um esforço para movimentar a economia do Estado, injetar dinheiro no comércio. Isso é importante para a economia, para o comércio, para os serviços e gera oportunidades”, afirmou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.