Cuidado! Fazer selfie com cartão de vacinação pode custar muito caro

Registrar a imunização contra a Covid-19 se tornou algo comum entre jovens e adultos em todo o mundo. Esse é um momento de alegria, no qual todos querem compartilhar. Porém, fotografar o cartão de vacinação pode trazer algumas complicações.

Cuidado! Fazer selfie com cartão de vacinação pode custar muito caro
Cuidado! Fazer selfie com cartão de vacinação pode custar muito caro (Imagem: reprodução/TVC)

O cartão de vacinação é entregue após o cidadão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O mesmo serve como documento comprovando a imunização e é composto pelo nome da vacina, lote e data de recebimento.

Desde que o Brasil deu início à campanha de imunização contra a Covid-19, em janeiro deste ano, muitas pessoas passaram a compartilhar em suas redes sociais fotos com a carteira de vacinação em mãos como um gesto de euforia e felicidade pelo momento.

Com isso, a foto do cartão de vacinação expõe, não somente o momento de euforia, mas também informações pessoais. Com isso, pode ser usado para crimes cibernéticos.

Além dos dados já mencionados, o documento que comprova a vacinação contra a COVID-19 também contém o nome completo, número do CPF, número do SUS e assinatura do profissional.

Esses dados pessoais são negociados na dark web por até US$ 25. Por esse motivo, mesmo sendo “moda” postar uma selfie com o cartão de vacinação é aconselhável tomar certos cuidados.

“Embora a Internet nos permita compartilhar nossas realizações com a família, amigos e colegas, é fundamental entender que a publicação de informações pessoais nas mídias sociais é contra nossa privacidade e acarreta riscos”, comenta Fabio Assolini, analista sênior de cibersegurança da Kaspersky.

Diante disso, é necessário mudar o comportamento nas redes sociais e pensar antes de postar verificando as possíveis consequências. Com esse pensamento é possível evitar diversos problemas futuros, principalmente com informações pessoais.

A empresa de segurança, Kaspersky, aponta algumas dicas de como usar as redes sociais sem comprometer a privacidade com as fotos e posts publicados. São ao todo cinco dicas fáceis de serem seguidas:

  1. Não publique imagens de documentos oficiais;
  2. Mantenha uma distância nas selfies e imagens que mostram as suas digitais;
  3. Cuidado para não compartilhar informações pessoais;
  4. Verifique sempre as configurações de permissão dos aplicativos que você usa;
  5. Verifique quais serviços estão conectados às suas contas online e quem tem acesso a eles.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA