Calendário de vacinação contra COVID-19 nas principais capitais do Brasil

Pontos-chave
  • O Brasil contabiliza, atualmente, 240.050.781 doses aplicadas, sendo que 141.026.024 pessoas receberam a primeira dose;
  • 87.569.925 completaram a sequência vacinal com a 2ª dose ou em dose única;
  • Além disso, 79.658 brasileiros receberam a dose de reforço;

A vacinação contra COVID-19 continua em todas as cidades brasileiras, nas quais estão sendo utilizados os imunizantes: Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Sendo esse último de dose única.

Calendário de vacinação contra COVID-19 nas principais capitais do Brasil
Calendário de vacinação contra COVID-19 nas principais capitais do Brasil (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Brasil contabiliza, atualmente, 240.050.781 doses aplicadas, sendo que 141.026.024 pessoas receberam a primeira dose e 87.569.925 completaram a sequência vacinal com a 2ª dose ou em dose única. Além disso, 79.658 brasileiros receberam a dose de reforço.

O país já distribuiu 301.005.168 doses, desde o início da campanha de vacinação contra COVID. Dessas, 43% foram da Astrazeneca, 32,2% da Coronavac, 22,8% da Pfizer e, por fim, 2% da Janssen.

Calendário de vacinação contra COVID-19 em São Paulo

A partir desta segunda-feira (4), todos os profissionais da saúde e idosos com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 6 meses irão receber a dose de reforço.

Também receberão a 3ª dose os idosos com mais de 60 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 6 meses. Por fim, pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias.

Calendário de vacinação contra COVID-19 no Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (04), a capital está imunizando as crianças com 12 anos ou mais. Além isso, irão receber a dose de reforço os idosos com 77 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais.

Também são inclusas na 3ª dose pessoas com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais. E pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até 31 de março receberão a dose de reforço.

Calendário de vacinação contra COVID-19 nas principais capitais do Brasil
Calendário de vacinação contra COVID-19 nas principais capitais do Brasil (Imagem: Diário do Nordeste)

Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.

Pessoas com alto grau de imunossupressão também devem apresentar laudo médico digital do CREMERJ com data inferior aos últimos 60 dias. São incluídas nesse grupo:

  • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
  • Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;
  • Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

Calendário de vacinação contra COVID-19 no Distrito Federal

No DF poderão receber a vacina contra a Covid-19 os adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas com 12 anos ou mais. Além disso, será aplicada a segunda dose da Astrazeneca, Pfizer e Coronavac. Por fim, as pessoas com 70 anos ou mais poderão receber a dose de reforço.

Para atender todo esse público será disponibilizado 38 pontos de vacinação para os adolescentes de 12 a 17 anos receberem a primeira dose e 40 pontos para a 3ª dose. O horário de funcionamento vai das 8h às 17h e até às 22h para os pontos noturnos.

Calendário de vacinação contra COVID-19 em Belo Horizonte

Os jovens de 16 anos poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid na capital. Na terça (5), será a vez dos adolescentes com 15 anos. De acordo com a prefeitura, na sexta-feira (8) e no sábado (9) a garotada de 14 e 13 anos poderão se imunizar.

Por enquanto, a capital não possui datas para a aplicação dos de 12 anos, pois a definição depende da disponibilização das doses por parte do Ministério da Saúde e sua distribuição pelo governo do estado.

Calendário de vacinação contra COVID-19 em Fortaleza

A capital cearense irá aplicar a segunda dose da população que possui agendamento. Além disso, a capital irá realizar a repescagem dos adolescentes que ainda não receberam a primeira dose do imunizante.

Dessa maneira, nesta segunda-feira (4), serão vacinados os adolescentes de 16 e 17 anos. Amanhã (5) serão imunizados os jovens de 14 e 15 anos. Por fim, os adolescentes de 12 e 13 poderão ser vacinados na quarta-feira (6).

Calendário de vacinação contra COVID-19 em João Pessoa

Nesta segunda-feira (4), a capital vacina os trabalhadores da saúde com a dose de reforço. Serão contemplados aqueles que tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 180 dias. Não será necessário realizar agendamento.

Além disso, poderão se vacinar os adolescentes 12 e 17 anos, desde que sejam portadores de alguma comorbidade, deficiência permanente, ou for gestantes e puérperas. Por fim, João Pessoa continua a vacinação das pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.