Prova de vida do INSS volta a ser suspensa; quem não precisa mais fazer?

Pontos-chave
  • O Congresso Nacional retirou o veto do presidente da república de suspender a Prova de vida do INSS até 31 de dezembro de 2021;
  • Até o momento, 28,7 milhões de segurados já realizaram a Prova de vida do INSS entre 2020 e 2021;
  • Porém, de acordo com o órgão, mais de 4 milhões de beneficiários ainda precisam realizar a comprovação;

O Congresso Nacional retirou o veto do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), de suspender a Prova de vida do INSS até 31 de dezembro de 2021, devido á pandemia. Segundo os parlamentares, a comprovação coloca em risco os segurados servidores.

Prova de vida do INSS volta a ser suspensa; quem não precisa mais fazer?
Prova de vida do INSS volta a ser suspensa; quem não precisa mais fazer? (Imagem: Poder 360)

Com a derrubada do veto, a Prova de vida do INSS dica suspensa novamente até dezembro de 2021. Dessa maneira, o calendário em vigor pode ser desconsiderado. Porém os segurados têm a liberdade de realizar o procedimento, caso queiram.

Até o momento, 28,7 milhões de segurados já realizaram a Prova de vida do INSS entre 2020 e 2021. Porém, de acordo com o órgão, mais de 4 milhões de beneficiários ainda precisam realizar a comprovação.

A Prova de vida do INSS é uma exigência anual para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. A ação tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos. Porém, no ano passado, devido à pandemia, a comprovação foi suspensa no mês de março.

Com isso, a exigência só retornou no mês de junho deste ano, ficando assim, mais de um ano sem ser realizada. Por esse motivo, e como o objetivo de evitar aglomerações e a propagação da Covid-19, o INSS definiu um calendário.

Assim, a cada mês, dois grupos estavam sendo convocados, conforme o mês de vencimento da Prova de vida do INSS. Porém, o segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba, podendo realizar antes, de acordo com a disponibilidade da instituição financeira.

Calendário da Prova de vida do INSS

Quando a prova de vida venceu ou vai vencer Novo prazo para fazer a prova de vida
Até abril de 2020 Junho de 2021
Maio e junho de 2020 Julho de 2021
Julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e abril de 2021 Dezembro de 2021
Maio e junho de 2021 Janeiro de 2022
Julho e agosto de 2021 Fevereiro de 2022
Setembro e outubro de 2021 Março de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Abril de 2022
Janeiro e fevereiro de 2022 Maio de 2022
Março e abril de 2022 Junho de 2022
Maio e junho de 2022 Julho de 2022
Julho de 2022 Agosto de 2022

Formas de fazer a Prova de Vida do INSS

A atualização deve ser feita no banco onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício do INSS. Assim, a prova de vida pode ser realizada no guichê de atendimento, no caixa eletrônico ou pelo internet banking, em alguns casos.

Prova de vida do INSS volta a ser suspensa; quem não precisa mais fazer?
Prova de vida do INSS volta a ser suspensa; quem não precisa mais fazer? (Imagem: Reprodução / Pixabay)

Com a biometria cadastrada a comprovação pode ser feita no caixa eletrônico realizando qualquer transação bancária. A mesma ação serve para desbloquear os benefícios suspensos por falta da prova.

Pessoas acamadas ou maiores de 60 anos que tenham dificuldade de locomoção podem fazer a prova de vida em domicílio. Para isso, o beneficiário ou um familiar deve agendar, pela Central de Atendimento do INSS no número 135 ou pelo Meu INSS, uma visita de um funcionário do órgão.

Outra opção é a prova de vida online para quem tem a biometria cadastrada no TSE e no Detran. Os aposentados e pensionistas que vivem no exterior devem fazer a prova de vida por meio de procuração, caso não possam comparecer no dia solicitado pelo banco.

Prova de vida do INSS online

A plataforma Meu INSS foi atualizada e agora disponibiliza a Prova de vida do INSS online, tanto no site como no aplicativo. A mesma ferramenta está disponível no app Meu gov.br.

Para fazer a comprovação por esse meio é preciso que todos os dados cadastrais estejam atualizados. Além disso, é preciso autorizar a execução da prova na plataforma escolhida. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse a plataforma;
  • Selecione a opção “Prova de Vida”;
  • Realize o reconhecimento facial, por meio de fotos, conforme as orientações;
  • Na sequência, anexe uma foto do documento de identidade oficial com foto;
  • Informe o número do Título de Eleitor;
  • Aguarde pela análise e validação do procedimento;
  • Será gerado um comprovante de realização da prova de vida

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.