Meu INSS atualiza página e passa a oferecer prova de vida online

Plataforma digital do INSS conta com novos serviços. Devido a obrigatoriedade da prova de vida, a previdência social federal atualizou o Meu INSS para que a população pudesse fazer a renovação de seus cadastros pela internet. A ferramenta já está disponível para uso. Confira.

Meu INSS atualiza página e passa a oferecer prova de vida online (Imagem: Diário do Nordeste)
Meu INSS atualiza página e passa a oferecer prova de vida online (Imagem: Diário do Nordeste)

Após meses em suspensão, o INSS voltou a determinar a obrigatoriedade da prova de vida. De acordo com o órgão, a população pode acessar o Meu INSS para fazer o procedimento de forma totalmente digital, porém a liberação foi destinada apenas para idosos e pessoas com deficiência.  

Como fazer a prova de vida digital

Para ter acesso ao procedimento o cidadão precisa se conectar no Meu INSS. No entanto, ele deve ainda estar registrado no portal do governo federal.

Com o mesmo login e senha ele tem acesso a nova versão da previdência digital, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o app Meu gov.br, clique em “Autorizações”. selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”;
  • Confirme que aceita autorizar clicando em “Realizar Validação”;
  • Clique em “Permitir” para que o app tenha acesso à câmera do aparelho celular;
  • Para confirmar a identidade preencha o campo com a informação solicitada perante o documento e clique em “Prosseguir”;
  • Leia atentamente as dicas para fazer a prova de vida do INSS;
  • O app fará a leitura das imagens do rosto do segurado. Siga os comandos de tela e o círculo começará a ficar verde;
  • Tente não tirar o rosto do círculo. Se isso acontecer, será preciso começar o processo novamente;
  • Também é possível realizar o procedimento utilizando a câmera traseira com a ajuda de terceiros;
  • A barra apresentada no inferior da tela irá indicar o tempo restante para concluir os movimentos faciais;
  • Terminado os movimentos adequadamente, a prova de vida do INSS estará concluída.

Sobre a prova de vida 2021

É válido ressaltar que atualmente a renovação cadastral voltou a ser obrigatória. Isso significa dizer que o cidadão que ultrapassar o prazo estipulado no calendário (confira aqui), ficará sujeito a perder seu benefício.

Nesse momento, as convocações estão sendo realizadas de acordo com a data de vencimento do registro, levando em consideração também o aniversário do titular. Para acompanhar mais informações sobre o INSS acesse nossa página exclusiva do projeto.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.