Prova de vida do INSS cobra novo grupo a partir de julho; confira calendário

Calendário da prova de vida do INSS é atualizado. Nesta semana, com a chegada do mês de julho, um novo grupo passará a ser obrigado a renovar seus cadastros no INSS. O procedimento, inicialmente suspenso pela pandemia da covid-19, é essencial para manter os salários na conta.

Prova de vida do INSS cobra novo grupo a partir de julho; confira calendário (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Prova de vida do INSS cobra novo grupo a partir de julho; confira calendário (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A prova de vida do INSS nada mais é do que uma renovação cadastral feita anualmente. Ela é destinada exclusivamente para os cidadãos que recebem salários fixos da previdência social, sendo necessária a validação do titular para este manter seus abonos ativos.

Calendário da prova de vida

Nesse momento, tendo em vista o atraso das atualizações, o INSS vem convocando a população com base no vencimento efetivado em 2020. Atualmente o serviço é obrigatório para os nascidos entre março e abril.

Já a partir desta quarta-feira (01) a convocação se destina para os segurados com o cadastrado vencido em maio e junho do ano passado.

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Retomada da prova de vida

Devido a pandemia do novo coronavírus, a realização da atualização tinha sido suspensa. Para fazer o procedimento os segurados precisavam comparecer até uma agencia bancária e apresentar seus documentos oficiais com foto.

Agora, porém, é possível também fazer a atualização pela internet. Os deficientes e idosos que não puderem ir presencialmente devem utilizar o aplicativo do Meu INSS para renovar o registro.

O serviço vem sendo feito através da tecnologia de reconhecimento facial, sendo necessário que o idoso faça várias fotos suas e anexe no aplicativo para confirmar a titularidade.

Já os demais que não apresentam problema de saúde, devem ir até o banco e solicitar a renovação. Nesse caso é preciso apenas exibir o documento e confirmar os dados presentes no sistema.

Passo a passo da prova de vida digital

  • Acesse o app Meu gov.br, clique em “Autorizações”. selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”;
  • Confirme que aceita autorizar clicando em “Realizar Validação”;
  • Clique em “Permitir” para que o app tenha acesso à câmera do aparelho celular;
  • Para confirmar a identidade preencha o campo com a informação solicitada perante o documento e clique em “Prosseguir”;
  • Leia atentamente as dicas para fazer a prova de vida do INSS;
  • O app fará a leitura das imagens do rosto do segurado. Siga os comandos de tela e o círculo começará a ficar verde;
  • Tente não tirar o rosto do círculo. Se isso acontecer, será preciso começar o processo novamente;
  • Também é possível realizar o procedimento utilizando a câmera traseira com a ajuda de terceiros;
  • A barra apresentada no inferior da tela irá indicar o tempo restante para concluir os movimentos faciais;
  • Terminado os movimentos adequadamente, a prova de vida do INSS estará concluída.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.