Prova de vida do INSS deve ser feita por 4,9 milhões de segurados até 2022

INSS deve reforçar convocações para a realização da prova de vida. Nos últimos dias, um relatório da previdência social revelou que mais de 4,9 milhões de beneficiários ainda não realizaram a renovação de seus cadastros. O procedimento voltou a ser obrigatório e quando não feito pode resultar na suspensão do salário.

Prova de vida do INSS deve ser feita por 4,9 milhões de segurados até 2022 (Imagem: Reprodução / Pixabay)
Prova de vida do INSS deve ser feita por 4,9 milhões de segurados até 2022 (Imagem: Reprodução / Pixabay)

A prova de vida do INSS nada mais é do que uma renovação anual para atestar o direito de recebimento dos abonos vinculados ao órgão. Por meio dela seus servidores fazem a triagem de quem permanecerá ou não recebendo os salários, sendo identificados os beneficiários fantasmas.

Prova de vida volta a ser obrigatória

Com a pandemia do novo coronavírus, devido aos riscos de contaminação pela covid-19, o INSS tinha suspendido a obrigatoriedade da prova de vida. No entanto, nos últimos meses o procedimento voltou a ser exigido para todos os segurados.

Atualmente há 4.979.617 beneficiários que ainda não foram realizar a renovação de seus cadastros. Somente em agosto, 2,3 milhões de pessoas compareceram as agencias bancárias para atestar sua documentação.

São Paulo é a região com a maior quantidade de benefícios concedidos, são 8,1 milhão de repasses para o INSS. Desse total, 914.343 beneficiários não fizeram a prova de vida. Na sequência está Minas Gerais (570.893 com o recadastramento por fazer), Bahia (483.875) e Rio de Janeiro (402.204).

Calendário prova de vida do INSS

Mês original Mês em que deve ser feita
Até abril/2020 Junho/21
Maio e junho/20 Julho/21
Julho e agosto/20 Agosto/21
Setembro e outubro/20 Setembro/21
Novembro e dezembro/20 Outubro/21
Janeiro e fevereiro/21 Novembro/21
Março e abril/21 Dezembro/21
Maio e junho/21 Janeiro/22
Julho e agosto/21 Fevereiro/22
Setembro e outubro/21 Março/22
Novembro e dezembro/21 Abril/22
Janeiro e fevereiro/22 Maio/22
Março e abril/22 Junho/22
Maio e junho/22 Julho/22
Julho/22 Agosto/22

Como fazer a prova de vida

O cidadão pode renovar seu cadastro indo presencialmente até uma agência bancária. Nos guichês de atendimento, ele deve buscar a ficha do INSS e ao ser chamado pelo servidor exibir um documento oficial com foto solicitando a revisão de seus dados no sistema da previdência.

Há ainda a possibilidade de fazer a prova de vida online, instalando o app do Meu INSS. Nesse caso, basta selecionar a função de prova de vida e seguir o passo a passo exibido pela ferramenta para fazer seu reconhecimento facial.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA