Adolescentes com mais de 14 anos podem receber vacina em Porto Alegre

Na última quarta-feira (22), a Prefeitura de Porto Alegre deu início à aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes com 14 anos. Foram destinadas 36 unidades de saúde e 19 farmácias parceiras para aplicar o imunizante nessa faixa etária.

Adolescentes com mais de 14 anos podem receber vacina em Porto Alegre
Adolescentes com mais de 14 anos podem receber vacina em Porto Alegre (Imagem: G1)

A vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre está sendo aplicada nos adolescentes de 14 anos com comorbidades. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade com CPF.

Além disso, esse grupo precisa comprovar a condição especial, por meio de receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico entre outros documentos. Para receber a vacina, os adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsável.

A capital também está aplicando a segunda dose da vacina contra a Covid-19 de forma antecipada, assim como o Ministério da Saúde determinou. Dessa maneira, completa a sequência vacinal aqueles que tomaram a primeira dose da Pfizer/BioNTech há oito semanas.

A segunda dose da Pfizer será aplicada em 19 farmácias parceiras e 36 unidades de saúde. Além disso, estará vacinando no Shopping João Pessoa, drive-thru Bourbon Wallig, drive-thru Barra Shopping Sul, Largo Glênio Peres e Escola de Samba Imperadores do Samba. Dessa maneira, quem foi vacinado até 28/07.

A segunda dose da vacina Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca contina com o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Sendo assim, poderá completar a sequência vacinal aqueles que receberam a primeira dose até 25 de agosto com a Coronavac e 14 de julho com a vacina Oxford.

Os moradores devem apresentar um documento oficial com foto, número do CPF e a carteira de vacinação com registro da primeira aplicação. Esses documentos devem ser apresentados nos postos de imunização destinados ao grupo.

Porto Alegre também está aplicando a vacina de reforço nas pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 22 de março. Além desses, também recebe a 3ª dose pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão.

Esses devem estar com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, até 25 de agosto. Esses devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde. A comprovação poderá ser por meio de atestado ou receita de medicação.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.