Prefeitura de Salvador anuncia criação da Carteira de Vacinação Digital (CVD)

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), na terça-feira (14), a criação da Carteira de Vacinação Digital (CVD). O documento será disponibilizado para os soteropolitanos que iniciaram ou completaram a sequência vacinal contra a Covid-19.

Prefeitura de Salvador anuncia criação da Carteira de Vacinação Digital (CVD)
Prefeitura de Salvador anuncia criação da Carteira de Vacinação Digital (CVD) (Imagem: Carolina Cerqueira/CORREIO)

A Carteira de Vacinação Digital de Salvador será usada para comprovar a imunização contra o Coronavírus. Com o documento será possível ter acesso a eventos, espaços públicos e estabelecimentos que requisitem a vacinação.

Além disso, a Carteira de Vacinação Digital disponibilizada pela prefeitura de Salvador poderá ser usada para ter acesso às informações sobre a vacina contra a Covid-19, como fabricante e o número do lote.

Segundo Reis, a Carteira de Vacinação Digital irá permitir que os soteropolitanos possam viajar e participar de eventos que solicitem a comprovação do processo de vacinação.

Diante disso, a prefeitura declarou que está em conversa com embaixadas para que o documento sirva como comprovação da vacinação para viagens internacionais.

A CVD pode ser acessada através do site CVD Saúde Salvador. A plataforma irá informar qual é o status do cidadão em relação à vacina contra a Covid-19. Dessa maneira, poderá constar: “Sem Registro de Vacinação”, “Parcialmente Vacinado” (segunda dose vencida) ou “Totalmente Vacinado”.

Atualmente, a capital baiana possui 52% da população totalmente imunizada e 96% com a 1ª dose. Salvador, está há 20 dias sem pacientes aguardando regulação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e com menos de 30% de ocupação de leitos de UTI, segundo a prefeitura.

O município possui 110 mil moradores que ainda não se vacinaram em primeira dose. Desse quantitativo, 80 mil são de pessoas acima de 18 anos e 30 mil entre 16 e 17 anos. Diante disso, o prefeito Bruno Reis fez um apelo para que essas pessoas compareçam aos postos para iniciar o esquema vacinal.

Além disso, 120 mil pessoas estão com a segunda dose vencida, segundo o prefeito. Mesmo diante de um cenário de queda no número de casos é importante tomas as duas doses. Além disso, o país está enfrentando as variantes da doença.

Segundo Reis, a vacina está cumprindo o seu papel e mostrando resultados. Porém, isso não significa que a pandemia acabou. Diante disso, é necessário continuar usando máscara, evitar aglomerações e tomar a vacina.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.