3ª dose: Quem deve tomar? Tudo sobre a vacina de reforço contra COVID-19

Pontos-chave
  • Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a eficácia das vacinas contra a Covid-19 tem apresentado queda após alguns meses da conclusão da sequência vacinal;
  • Diante disso, a 3ª dose deve ser aplicada em caráter experimental em idosos acima de 80 anos e pessoas com a imunidade comprometida;
  • Para os idosos, a recomendação é que a 3ª dose da vacina seja aplicada após mais de seis meses que o mesmo completar o esquema vacinal;

O Ministério da Saúde em conjunto com os Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass e Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19, decidiu por aplicar a 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a Anvisa, a eficácia das doses tem apresentado queda com o passar dos meses.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a eficácia das vacinas contra a Covid-19 tem apresentado queda após alguns meses da conclusão da sequência vacinal. Diante disso, a agência recomendou a aplicação da 3ª dose como reforço.

A 3ª dose deve ser aplicada em caráter experimental em idosos acima de 80 anos e pessoas com a imunidade comprometida que tomaram a vacina CoronaVac. De acordo com uma pesquisa feita no Reino Unido, a proteção da Pfizer diminuiu de 88% em um mês para 74% em até seis meses.

No caso da AstraZeneca, a queda foi de 77% para 67% em até cinco meses. A recomendação da Anvisa é que seja usada, preferencialmente, as doses da vacina Pfizer. Porém, também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca.

Para os idosos, a recomendação é que a 3ª dose da vacina seja aplicada após mais de seis meses que o mesmo completar o esquema vacinal.

As pessoas com baixa imunidade devem receber a dose de reforço após 28 dias da segunda dose. São incluídos nesse grupo:

  • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
  • Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;
  • Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

3ª dose deve ser da vacina Pfizer

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que não recomenda o uso da vacina Coronavac para 3ª dose. A dose de reforço, segundo ele deve ser, preferencialmente, com a Pfizer. Porém, poderão ser usadas os imunizantes da AstraZeneca.

Queiroga afirmou que a vacina da Coronavac não será usada para a aplicação da 3ª dose, já que essa não possui registro definitivo da Anvisa. Os imunizantes Coronavac e Janssen têm apenas autorização para uso emergencial e, por esse motivo, não devem ser utilizados.

3ª dose em Maceió

A capital iniciará, nesta quarta-feira (23), a partir das 14h, a aplicação da 3ª dose em idosos com 70 anos ou mais que tenham completado a sequência vacinal há pelo menos seis meses. A dose de reforço também será aplicada nas pessoas com alto grau de imunossupressão com pelo menos 28 dias após terem tomado a 2ª dose.

3ª dose: Quem deve tomar? Tudo sobre a vacina de reforço contra COVID-19
3ª dose: Quem deve tomar? Tudo sobre a vacina de reforço contra COVID-19 (Imagem: Reprodução/Folha Uol)

A 3ª dose estará disponível em todos os pontos de vacinação até às 21h: shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria.

Na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel) e Terminal do Osman Loureito (Clima Bom) a vacina será aplicada até às 16h.

As pessoas acamadas poderão receber a dose em casa ou nos hospitais. Porém, para isso é necessário realizar o agendamento com a equipe de saúde pelo número 3312-5589. Todos esses grupos devem apresentar;

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência (não precisa cópia);
  • Cartão de vacinação com as informações da etapa anterior.

Além desses, as pessoas imunocomprometidas devem apresentar algum documento que comprove a situação. Dessa maneira, poderão ser usados exames com o diagnóstico, relatório médico, receitas ou Guia de Encaminhamento específico.

3ª dose no DF

Nesta quarta-feira (22), o Distrito Federal deu início à aplicação da dose de reforço em pessoas de 85 anos ou mais. Segundo o diretor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiano dos Anjos, são 16 mil pessoas nesta faixa etária.

Hoje também, será aberto o agendamento para os imunossuprimidos com mais de 18 anos receberem a terceira dose. O Ministério da Saúde definiu a lista das doenças consideradas.

Segundo o secretário, esse grupo precisará fazer o agendamento porque o Ministério da Saúde não enviou doses suficientes. O agendamento será feito no site criado pelo Governo do Estado: Vacina Saúde DF.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.