O que significa a suspensão de patentes de vacinas contra COVID-19?

Alguns países propuseram a Organização Mundial do Comércio à suspensão de patentes de vacinas contra COVID. O pedido é liderado pela África do Sul e Índia. Na última quarta-feira (5), os Estados Unidos anunciou apoio à quebra.

O que significa a suspensão de patentes de vacinas contra COVID-19?  (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

Caso a suspensão de patentes de vacinas contra COVID seja aprovada pela Organização Mundial do Comércio será possível aumentar a produção dos imunizantes.

A chefe da agência para comércio exterior do governo norte-americano, Katherine Tai, disse em nota que o país apoia a dispensa da proteção para as vacinas contra Covid.

Em defesa da medida, afirmou que os Estados Unidos defende a proteção à propriedade intelectual. Porém, devido à crise de saúde mundial gerada pela pandemia é necessário tomar atitudes extraordinárias, com o intuito de acabar com a doença.

Tai lembrou que os suprimentos necessários para vacinar o povo americano estão garantidos. Porém, o governo do país está articulando com o setor privado para que a fabricação das vacinas seja ampliada, assim como a sua distribuição.

Além disso, afirmou que o país tem como compromisso aumentar as matérias-primas necessárias para produzir os imunizantes. Dessa maneira, os Estados Unidos não apenas demostrou apoiar a medida como também esclarece que está fazendo tudo o que é possível para contribuir com o fim da Covid-19.

Os países líderes do pedido de suspensão de patentes de vacinas contra COVID junto com os Estados Unidos estão criando um novo plano que apresente a necessidade dessa medida. Dessa maneira, esse documento deve ser discutido nas próximas semanas.

O pedido surgiu, principalmente, dos países em desenvolvimento. É importante lembrar que o mundo inteiro vive uma situação crítica diante da pandemia e do aumento de casos de morte por Covid.

Porém, são os países mais pobres que mais sofrem com a doença. Além disso, esses são os que mais apresentam dificuldade em adquirir as vacinas. Um dos países que lidera o pedido, a Índia, é, atualmente, o epicentro da Covid.

A suspensão de patentes, caso seja aprovada, irá beneficiar diversos países, inclusive o Brasil. Atualmente, a taxa de imunização completa contra Covid-19 da população brasileira, ou seja, que receberam as duas doses, não chega a 10%.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que significa a suspensão de patentes de vacinas contra COVID-19?

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA