O Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco permite a ampliação dos horários de funcionamento de shoppings, bares e restaurantes em todo o estado. Também está liberada a presença de torcida em competições esportivas, com exceção dos jogos de futebol profissional. Saiba mais informações logo abaixo.
Serviços de alimentação
Segundo o governo de Pernambuco, todos os serviços de alimentação podem ter funcionamento diariamente, incluindo os finais de semana e feriados, das 5h às 23h.
Esse horário é válido para todo o estado. Com isso, o interior também terá essas atividades funcionando no mesmo horário da Macrorregião I, que compreende o Grande Recife e áreas da Zona da Mata e do Agreste.
Horário de funcionamento nos bares e restaurantes
Bares e restaurantes podem funcionar com até 50% da capacidade total, sendo necessário cumprir protocolos como o distanciamento entre os clientes, a disponibilização de álcool em gel e o uso obrigatório de máscaras.
Desde o dia 19 de julho, o estado também possibilita o acontecimento de apresentações musicais com grupos de até três pessoas. Apesar da liberação da música ao vivo, segue proibido dançar nos espaços, a fim de evitar aglomerações.
Horário de funcionamento nos shoppings
Em relação aos shoppings, esses locais podem funcionar das 9h às 22h, diariamente, em todo o estado.
Entre as medidas de prevenção a Covid-19 determinadas pelo governo, estão os limites de um cliente a cada cinco metros quadrados para área interna das lojas e um cliente a cada dez metros quadrados em áreas de circulação.
Liberação no setor esportivo
O governo permite a presença de torcidas em competições esportivas, exceto aquelas de futebol profissional. De acordo com o plano, são autorizadas até 100 pessoas em torcidas.
A prática, o treinamento e competições de modalidades coletivas e individuais em centros esportivos, clubes sociais e associações esportivas podem estar ocorrendo até às 23h em dias úteis e até às 22h nos finais de semana e feriados.
Conforme o plano, nesses locais podem ocorrer apresentações musicais com até três pessoas, mas a dança segue proibida. Os jogos de futebol profissional em estádios seguem sem autorização da presença de público.