Detran-PE passa a aceitar pagamento de taxas e multas por PIX

Em Pernambuco, o Detran-PE (Departamento Estadual de Trânsito) passou a aceitar o pagamento de taxas de diversos serviços ligados a veículos e habilitação e também multas, através do PIX. O órgão disse que a opção de pagamento pelo PIX permite a quitação de débitos de forma mais rápida no sistema.

Detran-PE passa a aceitar pagamento de taxas e multas por PIX
Detran-PE passa a aceitar pagamento de taxas e multas por PIX (Imagem: divulgação/Prolagos)

Podem ser pagas através do PIX, taxas como segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), comunicação de venda, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pagamento dos exames teórico e prático, adição de categoria e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

João Martins, gestor de informática do Detran Pernambuco, explicou que as pessoas devem entrar no site do Detran, selecionar o serviço que deseja e gerar uma guia de pagamento.

Neste momento é possível ver o código de barras, para o pagamento via boleto, e o QR Code, que deve ser utilizado por quem deseja pagar através do PIX.

“Com esse QR Code, você tem acesso ao PIX. Ao fazer a leitura do código, ele abre o aplicativo do banco, que diferentemente do código de barras que só havia cinco opções, agora tem mais de 750 opções de bancos credenciados pelo Banco Central para executar o pagamento”, disse João.

Martins disse ainda que não é preciso acrescentar nenhuma informação no app do banco para finalizar a transação.

“O QR Code já dá acesso a todas as informações do banco e já identifica como pagamento do Detran. Não precisa colocar telefone, e-mail ou CPF, como as transações para pessoa física”.

PIX passa a ser aceito para compras feitas no app do AliExpress

O popular site de compras AliExpress, pertencente ao grupo chinês Alibaba, comunicou que passou a aceitar pagamentos através do PIX. Quem optar por esta modalidade, não pagará taxa, disse a empresa.

O PIX como forma de pagamento na plataforma foi disponibilizado para um pequeno grupo de usuários no último mês e, a partir de agosto, pode ser utilizado por todos os usuários brasileiros em suas compras.

Como a confirmação do pagamento em compras feitas com o PIX é instantânea, o envio do produto para o consumidor final é feito de maneira muito mais rápida, diz o AliExpress.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.