Funcionamento de bares e restaurantes no Rio de Janeiro não são alterados

Várias cidades brasileiras possuem o turismo como uma forma de elevar a economia local. Porém, por causa da pandemia de covid-19, os governos têm limitado o funcionamento do comércio. Confira o funcionamento de bares e restaurantes no Rio de Janeiro.

Funcionamento de bares e restaurantes no Rio de Janeiro não são alterados
Funcionamento de bares e restaurantes no Rio de Janeiro não são alterados (Imagem: Divulgação/Vermelho Grill)

Horários para bares e restaurantes

No RJ, os bares e restaurantes possuem a permissão, sem restrição de horário, para o consumo para clientes sentados.

Existe a necessidade de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras — limitado a oito ocupantes. Também há permissão para música ao vivo sem restrição de horário.

A prefeitura do Rio prorrogou as medidas sanitárias de proteção à vida apesar da diminuição das médias móveis de atendimentos da rede de urgência e emergência, de casos e de morte pelo novo coronavírus, o prefeito Eduardo Paes decretou que irá seguir com as restrições em vigor.

Campanha de vacinação no RJ

Devido à situação de melhora da campanha de vacinação no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes disse que a cidade terá Réveillon e o carnaval de 2022. A declaração foi realizada em entrevista ao Bom Dia Rio, no dia 22 de julho.

A previsão é de que o fim da aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 ocorra já no mês de outubro.

De acordo com o calendário oficial do Rio de Janeiro, a finalização da primeira etapa de vacinação aconteceu dia 15 de agosto.

Números da Covid no Rio de Janeiro

Na contramão do país, o estado do Rio de Janeiro registrou nesta segunda-feira (6) a maior média móvel de mortes por Covid-19 desde o dia 26 de junho.

De acordo com o painel Monitora Covid, da Fiocruz foram contabilizadas, nos últimos sete dias, uma média de 142 mortes diárias.

A média móvel de mortes contabilizada em 2020 neste mesmo período foi de 77; um crescimento de 45% na comparação entre ambos os períodos. Ao comparar a duas semanas atrás, houve um aumento de 33%.

Em relação entre os dez estados do país que lideram em número de casos de Covid-19, o estado do Rio foi o que atingiu o maior aumento na média móvel.

Também é o estado que possui a maior média móvel de mortes por Covid-19 registrada nesta última semana.