Começa a distribuição do Cartão Família Saquaremense para população vulnerável

A Prefeitura de Saquarema iniciou a distribuição do Cartão Família Saquaremense na última quinta-feira (9). De acordo com o município, o programa irá contemplar cerca de 20% de toda a população.

Começa a distribuição do Cartão Família Saquaremense para população vulnerável
Começa a distribuição do Cartão Família Saquaremense para população vulnerável (Imagem: divulgação/Prefeitura de Saquarema)

O Cartão Família Saquaremense é um programa de assistência social que visa ajudar financeiramente as famílias em situação de vulnerabilidade social que residem no município. Os cartões poderão ser retirados nas mesmas unidades do CRAS onde os beneficiários fizeram as inscrições.

As famílias que realizaram a inscrição nas escolas das redes municipal ou estadual de ensino devem retirar o Cartão Família Saquaremense na secretaria do colégio no qual realizou o cadastro.

Em ambos os casos, é necessário que o beneficiário apresente um documento oficial com foto (RG ou CNH) e o CPF. Veja abaixo os locais para a retirada do cartão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h:

  • CRAS Raia: Rua Maria Ferreira, 36, Raia;
  • CRAS Jaconé: Rua 22, Lote 16, Quadra 2229;
  • CRAS Rio D’areia: Rua José Ferreira, s/n°;
  • CRAS Sampaio Corrêa: Rua Primeiro de Maio, 115;
  • Secretaria de Desenvolvimento Social: Avenida Saquarema, 4299, Porto da Roça.

O Cartão Família Saquaremense já será entregue com o crédito de R$ 300. Esse valor será liberado mensalmente para as famílias contempladas pela iniciativa. Essa quantia deve ser usada para a compra de gêneros alimentícios e medicamentos.

Segundo a Prefeitura de Saquarema, o programa irá contemplar mais de 19 mil moradores, o que equivale à cerca 20% da população do município. Tem direito ao benefício às famílias que residem na cidade há mais de três anos e que não possuem renda formal.

Sendo assim, não poderá receber o Cartão Família Saquaremense os moradores que possuem emprego com carteira assinada, vínculo com o serviço público ou aposentadoria e pensão. Cada família contemplada recebe um único benefício.

O programa passou por mudanças, após a empresa vencedora da primeira licitação descumprir os acordos firmados no contrato. Diante disso, a prefeitura realizou um novo processo licitatório para a escolha de uma nova empresa administradora.

Segundo a prefeita Manoela Peres, mesmo com os problemas com a primeira empresa ao longo dos meses, foi possível chegar a uma solução e, assim, entregar os novos cartões.

O Cartão Família Saquaremense “É um benefício importante e que trará um alívio no orçamento de milhares de famílias da nossa cidade”, declarou a prefeita Peres durante a coletiva.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.