O Meu INSS é uma das mais importantes ferramentas do Governo Federal, criada com o intuito de facilitar a vida dos cidadãos brasileiros. A plataforma gerencia serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possibilitando que as demandas sejam solucionadas sem sair de casa.
O acesso ao Meu INSS é feito através do portal Gov.br, e está disponível tanto pelo site quanto em aplicativos de celular, nos sistemas Android e iOS.
A plataforma se popularizou rapidamente, tendo em vista a agilidade na resolução dos serviços que demoravam meses ou mais de ano para serem apreciados no formato original, o presencial.
Para se ter uma noção da amplitude da demanda previdenciária, a fila de espera do INSS é composta por 1,8 milhão de segurados em busca da análise dos pedidos de benefícios previdenciários.
Portanto, os serviços online permitem que os trabalhadores solicitem a aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, licença maternidade, entre outros serviços, sem se dirigir a uma das agências locais da Previdência Social.
Como me cadastrar no Meu INSS?
Após acessar a plataforma, seja pelo celular ou pelo site, o cidadão deve fornecer alguns dados pessoais, como o nome completo, data e local de nascimento, nome completo da mãe e número de CPF.
Essas informações são essenciais para que o sistema faça um apanhado da vida trabalhista e previdenciária do cidadão.
Isso porque, ao apurar e analisar todos os dados, é possível verificar informações sobre benefícios recebidos, datas de pagamento, histórico de contribuições, e muito mais.
Serviços disponíveis no Meu INSS
- Consulta de benefícios;
- Aposentadoria por Idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Agendar prova de vida;
- Benefícios Assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão.
Consulta de pagamento
Para consultar o extrato de pagamento comum basta seguir este passo a passo:
- Acesse o Meu INSS com o login e a senha;
- Clique na opção “Extrato de Pagamento”;
- Clique no mês desejado;
- Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”.
Já se tratando de um pagamento de benefício não recebido, o procedimento é o seguinte:
- Acesse o site do Meu INSS;
- Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
- Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado;
- O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação;
- Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.
Consulta de contribuição
O tempo de contribuição do trabalhador é obtido através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o qual reúne os seguintes dados:
- Nome do empregador;
- Período trabalhado;
- Remuneração/ salário recebido;
- Contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), por conta própria ou como prestador de serviço.
Para obter o CNIS basta acessar o Meu INSS e clicar em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Em seguida, será possível obter todos os detalhes de contribuições relacionadas a cada vínculo empregatício.
Consulta de empréstimo
A consulta de empréstimo pelo Meu INSS também é bastante simples. Basta seguir este passo a passo:
- Acesse o Meu INSS com o login;
- Clique na opção “Extrato de empréstimo”;
- Se recebe mais de um benefício previdenciário, consulte um por vez
- A tela vai mostrar as informações do benefício e a margem consignável
- Se preferir imprimir, clique em “Baixar PDF”.