Prova de vida do INSS pode ser feita on-line; dois grupos obrigatórios neste mês

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a ser obrigatória no último 1º de julho. O procedimento foi suspenso por diversas vezes desde o ano passado em virtude dos impactos da pandemia da Covid-19. 

Prova de vida do INSS pode ser feita on-line; dois grupos obrigatórios neste mês
Prova de vida do INSS pode ser feita on-line; dois grupos obrigatórios neste mês. (Imagem: RCIA Araraquara)

Considerando as recomendações de segurança sanitária sobre o distanciamento e isolamento social, as agências do INSS ficaram de portas fechadas durante meses. O novo cenário atual provocou a necessidade de adaptação e consequente implementação de novos canais de atendimento.

É o caso da prova de vida on-line, um meio encontrado para que o segurado conseguisse cumprir esta obrigatoriedade sem sair de casa. No formato 100% digital, basta acessar os aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br.

Mas, antes de mais nada é preciso saber que a prova de vida online estará disponível somente para os segurados convocados para o projeto piloto.

No mais, é preciso possuir um cadastro junto a ambas as plataformas, do contrário será preciso criar um. Veja a seguir o passo a passo para os dois formatos de prova de vida online. 

App Meu INSS

  • Após baixar o app, faça o login utilizando os mesmos dados do site Meu INSS. Caso ainda não possua seu cadastro, faça o seu no portal gov.br;
  • Faça o login, clique na opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial e depois em “Iniciar a prova de vida”;
  • Aparecerá um comunicado na tela dizendo que o procedimento será continuado em outro app, o gov.br;

App Meu Gov.br

  • Para sequência na prova de vida digital do INSS será preciso, portanto, instalar e acessar o outro aplicativo: Meu Gov.Br;
  • Após baixar o aplicativo, faça a autenticação da prova de vida pelo Meu Gov.Br. Para isso, basta clicar em “Autorizações”, “Autenticar” e “OK”;
  • Apresente algum documento de identidade original com foto, permitindo a comparação com a biometria facial;
  • O usuário poderá informar a data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor;
  • A etapa final é tirar uma foto do rosto, conforme as instruções disponíveis na tela;

Originalmente, a prova de vida do INSS deve ser realizada junto à agência bancária pagadora do benefício previdenciário. Basta realizar qualquer transação financeira em um caixa eletrônico utilizando o cartão magnético da autarquia.

No ano passado, o INSS iniciou um projeto piloto que permite que o procedimento seja feito mediante a tecnologia da biometria facial, mas apenas segurados selecionados podem recorrer a esta alternativa. 

Calendário da prova de vida

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Neste mês de setembro a prova de vida do INSS é obrigatória para os segurados que estão com o processo vencido desde setembro e outubro de 2020. Caso não respeitem o prazo estipulado, esses cidadãos correm o risco de perder o salário previdenciário.

Em caso de dúvidas, os segurados podem acessar o Meu INSS ou ligar na Central de Atendimento pelo telefone 135 para verificar todos os meios disponíveis e obter detalhes de como executar cada um.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.