Fila de espera do INSS tem 1,8 milhão de pedidos; como acelerar resposta?

Pontos-chave
  • O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com uma fila de espera de mais de 1,8 milhão de processos em análise;
  • Desses casos, 25% estão parados por falta de algum documento;
  • Cerca de 700 mil segurados aguardam resposta para o pedido do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com uma fila de espera de mais de 1,8 milhão de processos em análise. Desses casos, 25% estão parados por falta de algum documento.

Fila de espera do INSS tem 1,8 milhão de pedidos; como acelerar resposta?
Fila de espera do INSS tem 1,8 milhão de pedidos; como acelerar resposta? (Imagem: Reprodução Direção Concursos)

Cerca de 700 mil segurados aguardam resposta para o pedido do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse trata-se de um benefício no valor de um salário mínimo pago aos idosos com 65 anos ou mais e portadores de deficiência de baixa renda.

De acordo com o órgão, cerca 25% dos pedidos que estão na fila precisam de documentos que devem ser entregues pelos segurados. O governo comunicou que está em parceria com cartórios para reduzir o tempo de espera na liberação dos documentos.

O INSS reforça que suas agências permaneceram fechadas por mais de seis meses. Além disso, levou um tempo para reabrir por causa dos protocolos sanitários e do número de peritos e assistentes sociais em grupo de risco.

São quase 2 milhões de benefícios a serem analisados, segundo o INSS. O Ministério Público Federal em acordo com o instituto prorrogou os prazos de 45 dias de análise para até 90 dias, de acordo com sua complexidade.

No entanto, o segurado do INSS, que está na fila de análise, poderá providenciar documentos extras ou entrar na Justiça enquanto aguarda o processo. Além disso, o segurado pode ligar no 135 para saber sobre os documentos necessários para evitar que o processo fique parado.

Por conta da demora, os segurados estão recorrendo à Justiça. O objetivo é acelerar a liberação do benefício previdenciário. Até mesmo, através de mandados de segurança, ação que obriga o INSS a dar resposta no prazo estipulado pelo juiz.

Ao receber a carta, que pede o cumprimento de exigências é necessário, entregar o quanto antes o que foi solicitado. Desse modo o processo vai prosseguir e ser analisado. Depois de meses de espera, aquele que tiver o direito concedido receberá os valores retroativos na conta.

Os valores retroativos serão pagos de forma automática, de uma única vez, junto com a primeira parcela do benefício. O valor é calculado a partir da data do pedido feito junto ao INSS, com correção da inflação medida pelo INPC.

O que fazer para acelerar o processo do INSS?

Resumir o pedido

Por causa das inúmeras solicitações, o segurado do INSS poderá realizar o resumo detalhado daquilo que pretende. Apontando o tempo de serviço, os períodos a serem comprovados, os valores das contribuições e detalhes sobre doença ou deficiência, se for o caso.

Documentação completa e ordenada

Os documentos precisam ser entregues em ordem cronológica. Isso, principalmente, quando se trata de tempo de serviço especial. A ordem é apresentar carteira de trabalho, carnês de contribuição, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) entre outros.

Conhecer os recursos

Há muitos recursos para ajudar na decisão previdenciária. Quando a aposentadoria é negada existem ferramentas à disposição do segurado para ter uma resposta rápida ou para entrar com um processo na Justiça.

Meu INSS

O aplicativo e site Meu INSS, possui 90 serviços dos 96 que podem ser realizados em casa. O segurado pode acessar as informações sobre a sua vida de trabalho, basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).

Fila de espera do INSS tem 1,8 milhão de pedidos; como acelerar resposta?
Fila de espera do INSS tem 1,8 milhão de pedidos; como acelerar resposta? (Imagem: Shutterstock)

O trabalhador também pode baixar o Calendário de Pagamentos. Nesse são indicadas as datas em que o INSS realiza o pagamento dos benefícios. As informações podem ser baixadas em PDF para facilitar a visualização e para usar sempre que necessário.

Serviços disponíveis no aplicativo Meu INSS

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte;
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano;
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário);
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado;
  • Acesso ao extrato de imposto de renda;
  • Acesso à carta de concessão do benefício;
  • Agendamento e resultado de perícia médica;
  • Consulta à revisão do benefício;
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade;
  • Pedido de cessação de benefício por óbito;
  • Cadastro ou renovação de representante legal;
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado;
  • Cadastro de pensão alimentícia;
  • Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS;
  • Atualização de dados cadastrais.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.4
Total de Votos: 5

Fila de espera do INSS tem 1,8 milhão de pedidos; como acelerar resposta?

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA