A partir deste mês, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão contar com servidores para supervisionar periodicamente o retorno dos atendimentos realizados de forma presencial.
Essa portaria foi publicada no dia 13 de agosto e tem validade desde o primeiro dia do mês de setembro. O primeiro ciclo de supervisão deve acontecer entre os dias 1º e 31 de outubro. Essas ações serão bimestrais, com duração de 30 dias cada.
Porém, o órgão incentiva ainda o uso do Meu INSS para evitar aglomerações nas agências.
Como agendar?
O serviço pode ser agendado pelo cidadão no telefone 135. O atendente analisará a solicitação do usuário e, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria 908, publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União, o agendamento será realizado.
O agendamento poderá ser feito diretamente nas agências, para uma data próxima, nos casos em que o cidadão não tenha condições de fazer o pedido pelo telefone 135.
Meu INSS
A central de serviços para os segurados da Previdência está disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.
Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.
Aqueles que já recebem uma renda paga pelo INSS, devem adquirir o hábito de utilizar o sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.
Caso o segurado tenha alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), gerar sua senha e aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.
O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.
O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).
Desde o mês de maio do ano passado, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.
Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.
Quais serviços serão oferecidos?
- Atendimento solicitado por idosos e pessoas com necessidades especiais
- Ciência do cidadão à necessidade de inscrição no CadÚnico
- Consignação administrativa
- Contestação de NTEP (nexo técnico epidemiológico)
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa
- Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru
- Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida
- Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito
- Retificação de CAT