INSS terá atendimentos presenciais supervisionados nas agências

A partir deste mês, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão contar com servidores para supervisionar periodicamente o retorno dos atendimentos realizados de forma presencial.

INSS terá atendimentos presenciais supervisionados nas agências
INSS terá atendimentos presenciais supervisionados nas agências (Imagem: Reprodução/ ES Brasil)

Essa portaria foi publicada no dia 13 de agosto e tem validade desde o primeiro dia do mês de setembro. O primeiro ciclo de supervisão deve acontecer entre os dias 1º e 31 de outubro. Essas ações serão bimestrais, com duração de 30 dias cada. 

Porém, o órgão incentiva ainda o uso do Meu INSS para evitar aglomerações nas agências. 

Como agendar?

O serviço pode ser agendado pelo cidadão no telefone 135. O atendente analisará a solicitação do usuário e, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria 908, publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União, o agendamento será realizado.

O agendamento poderá ser feito diretamente nas agências, para uma data próxima, nos casos em que o cidadão não tenha condições de fazer o pedido pelo telefone 135.

Meu INSS

A central de serviços para os segurados da Previdência está disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.

Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.

Aqueles que já recebem uma renda paga pelo INSS, devem adquirir o hábito de utilizar o sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.

Caso o segurado tenha alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), gerar sua senha e aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/

O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.

O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).

Desde o mês de maio do ano passado, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou.

Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever. 

Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.

A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.

Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.

Quais serviços serão oferecidos?

  • Atendimento solicitado por idosos e pessoas com necessidades especiais
  • Ciência do cidadão à necessidade de inscrição no CadÚnico
  • Consignação administrativa
  • Contestação de NTEP (nexo técnico epidemiológico)
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos
  • Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru
  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito
  • Retificação de CAT

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!