Vacinação da COVID-19: Calendário nas cinco principais capitais do Brasil

Pontos-chave
  • O processo de vacinação contra a Covid-19 atingiu a 29,79% da população nacional;
  • Este valor equivale a 63.554.779 de cidadãos brasileiros com o esquema vacinal completo;
  • Em relação à primeira dose da vacina contra a Covid-19, já foram aplicadas 132.174.844 doses em todo o país;

O processo de vacinação contra a Covid-19 atingiu a 29,79% da população nacional. Este valor equivale a 63.554.779 de cidadãos brasileiros com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses da vacina ou dose única.

Vacinação da COVID-19: Calendário nas cinco principais capitais do Brasil
Vacinação da COVID-19: Calendário nas cinco principais capitais do Brasil. (Imagem: Governo Federal)

Em relação à primeira dose da vacina contra a Covid-19, já foram aplicadas 132.174.844 doses em todo o país. Esse número equivale a 61,96% de brasileiros que residem em todos os Estados e no Distrito Federal (DF).

O levantamento dos números e percentuais da vacinação foram apurados e divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa na quarta-feira (1). Os dados apontam que já foram aplicadas um total de 195.729.623 doses.

Os dados mostram que entre os estados mais avançados na vacinação contra a Covid-19 estão: Mato Grosso do Sul com 44,77%, São Paulo com 37,88%, o Rio Grande do Sul com 36,17%, o Espírito Santo com 33,27% e Santa Catarina com 30,29% da população totalmente imunizada.

Entretanto, em relação à primeira dose do imunizante, o estado de São Paulo está com 72,96% da população vacinada, o Rio Grande do Sul com 66,54%, Santa Catarina com 65,21%, o Mato Grosso do Sul com 64,51%, e o Espírito Santo com 61,83%. A seguir veja o cronograma de vacinação nas principais capitais do país.

Vacinação em São Paulo (SP)

A prefeitura de São Paulo anunciou que dará inicio a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades com idade entre  12 e 14 anos na próxima segunda-feira (6).

Vacinação da COVID-19: Calendário nas cinco principais capitais do Brasil
Vacinação da COVID-19: Calendário nas cinco principais capitais do Brasil (Imagem: ASCOM/SP)

Os adolescentes com idade entre 15 e 17 anos estão sendo vacinados desde segunda-feira (30). Adolescentes entre 12 e 14 anos com comorbidades também estão autorizados a receber as doses da vacina contra a Covid-19. Veja abaixo o calendário de vacinação:

  • Sexta-feira (3): Adolescentes entre 15 e 17 anos, e adolescente de 12 a 14 com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 18 anos;
  • Sábado (4): Adolescentes entre 15 e 17 anos, e adolescente de 12 a 14 com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 18 anos;
  • Segunda-feira (6): Adolescente de 12 a 14 com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 18 anos.

Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro, a prefeitura suspendeu, por falta de vacinas, a segunda dose da CoronaVac a partir desta quinta-feira (2). A paralisação ocorreu por causa da quantidade insuficiente de doses.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em nota, divulgou que vai voltar as aplicações quando o Ministério da Saúde distribuir as 10 milhões de doses disponibilizadas pelo Instituto Butantan.

Público Alvo

  • Pessoas com 40 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais, segunda dose (de quem não é CoronaVac) e idosos em instituições de longa permanência (dose de reforço).

Porto Alegre (RS)

Em Porto Alegre a prefeitura segue, desde quarta-feira (1), a aplicação da vacina contra covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que não existe previsão para aplicação das doses em adolescentes sem comorbidades.

De acordo com a SMS, o início da vacinação destes adolescentes de 12 a 17 anos depende do Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde para o fornecimento de doses específicas para este grupo.

Público Alvo:

  • Pessoas com 18 anos ou mais, pessoas que vão receber a segunda dose das vacinas: Pfizer, Oxford, AstraZeneca e CoronaVac.

Natal (RN)

De acordo com a prefeitura de Natal, pessoas com 18 anos ou mais e o público prioritário poderão ir aos locais de vacinação e receber a 1ª dose. É necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão de vacinação.

A Secretaria de Saúde de Natal apresentou, na ultima quinta-feira (2) o calendário de vacinação contra COVID-19 entre os dias 4 e 7 de setembro. O município pretende aplicar as doses do imunizante durante o feriado nacional do Dia da Independência.

  • Sábado (4): será mantido o funcionamento dos cinco drives: Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Sesi, Shopping Via Direta e Arena das Dunas, das 8h às 16h;
  • Segunda-feira (6) e na terça-feira (7): a vacinação contra COVID-19 acontecerá exclusivamente no Shopping Via Direta, na Zona Sul, e no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte.
  • Quarta-feira (8): todos os pontos de vacinação contra COVID-19 voltam a funcionar normalmente.

Fortaleza (CE)

Nesta sexta-feira (3), Fortaleza segue com a vacinação da primeira dose de pessoas nascidas até 1995. Serão vacinadas apenas pessoas que agendaram a vacina. Não estão prevista a vacinação de adolescentes neste dia.

A segunda dose da vacinação será aplicada naqueles que perderam a convocação ou a data limite do reforço, de acordo com o que estiver descrito no cartão de vacinação. Além disso, as pessoas devem ficar atentas para irem a onde tomaram a primeira dose.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.