Na última quarta, 1, começou a valer no Paraná, a nova Guia de Recolhimento de taxas e impostos estaduais. O novo modelo, segundo informações da Sefa (Secretaria Estadual da Fazenda), permitirá pagamentos via PIX no estado.
Estas guias são utilizadas para o pagamento de impostos como IPVA, ICMS, ITCMD e taxas ambientais, de concursos públicos, dos Bombeiros e da emissão de RG.
A partir desta alteração, as guias serão emitidas no site da Secretaria da Fazenda já com um QR Code que permitirá os pagamentos via PIX.
Para efetuar o pagamento da guia através do PIX, é necessário acessar o aplicativo do banco, selecionar a opção “pagar um débito com Pix” e apontar a câmera do celular para o QR Code que fica no canto superior direito da guia.
O pagamentos podem ser feitos através do aplicativo de qualquer banco. Anteriormente, os pagamentos dos tributos e das taxas estaduais só podiam ser efetuados nos bancos credenciados.
A Sefa explicou que em torno de 15 minutos, o sistema reconhecerá o pagamento do IPVA, por exemplo. No caso de outros tributos, a compensação do pagamento acontecerá no dia seguinte.
PIX passa a ser aceito para compras feitas no app do AliExpress
O popular site de compras AliExpress, pertencente ao grupo chinês Alibaba, comunicou que passou a aceitar pagamentos através do PIX. Quem optar por esta modalidade, não pagará taxa, disse a empresa.
O PIX como forma de pagamento na plataforma foi disponibilizado para um pequeno grupo de usuários no último mês e, a partir de agosto, pode ser utilizado por todos os usuários brasileiros em suas compras.
Como a confirmação do pagamento em compras feitas com o PIX é instantânea, o envio do produto para o consumidor final é feito de maneira muito mais rápida, diz o AliExpress.
Alguns produtos podem chegar aos aeroportos do país em até sete dias através de voos fretados semanais vindos da China. No caso de compradores que moram na Grande São Paulo, o tempo total de entrega para itens selecionados até a casa do comprador é de 12 dias.