Governo do Paraná libera pagamento da Guia de Recolhimento por PIX

Na última quarta, 1, começou a valer no Paraná, a nova Guia de Recolhimento de taxas e impostos estaduais. O novo modelo, segundo informações da Sefa (Secretaria Estadual da Fazenda), permitirá pagamentos via PIX no estado.

Governo do Paraná libera pagamento da Guia de Recolhimento por PIX
Governo do Paraná libera pagamento da Guia de Recolhimento por PIX (Imagem: Extra Online)

Estas guias são utilizadas para o pagamento de impostos como IPVA, ICMS, ITCMD e taxas ambientais, de concursos públicos, dos Bombeiros e da emissão de RG.

A partir desta alteração, as guias serão emitidas no site da Secretaria da Fazenda já com um QR Code que permitirá os pagamentos via PIX.

Para efetuar o pagamento da guia através do PIX, é necessário acessar o aplicativo do banco, selecionar a opção “pagar um débito com Pix” e apontar a câmera do celular para o QR Code que fica no canto superior direito da guia.

O pagamentos podem ser feitos através do aplicativo de qualquer banco. Anteriormente, os pagamentos dos tributos e das taxas estaduais só podiam ser efetuados nos bancos credenciados. 

A Sefa explicou que em torno de 15 minutos, o sistema reconhecerá o pagamento do IPVA, por exemplo. No caso de outros tributos, a compensação do pagamento acontecerá no dia seguinte.

PIX passa a ser aceito para compras feitas no app do AliExpress

O popular site de compras AliExpress, pertencente ao grupo chinês Alibaba, comunicou que passou a aceitar pagamentos através do PIX. Quem optar por esta modalidade, não pagará taxa, disse a empresa.

O PIX como forma de pagamento na plataforma foi disponibilizado para um pequeno grupo de usuários no último mês e, a partir de agosto, pode ser utilizado por todos os usuários brasileiros em suas compras.

Como a confirmação do pagamento em compras feitas com o PIX é instantânea, o envio do produto para o consumidor final é feito de maneira muito mais rápida, diz o AliExpress.

Alguns produtos podem chegar aos aeroportos do país em até sete dias através de voos fretados semanais vindos da China. No caso de compradores que moram na Grande São Paulo, o tempo total de entrega para itens selecionados até a casa do comprador é de 12 dias.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.